O Facebook bloqueou a iniciativa da seguradora inglesa Admiral de ranquear seus clientes de seguro de automóvel baseada no perfil dos mesmos na rede social.
A gigante de tecnologia afirmou que a ação da seguradora, que utilizaria um aplicativo chamado Firstcarquote, vai contra as políticas de privacidade da empresa. A Admiral pretendia utilizar os posts e as curtidas dos usuários no Facerbook para fazer a avaliação de risco dos mesmos, oferecendo descontos àqueles que pareciam dirigir de forma mais segura.
Entre os critérios para a avaliação de risco também estavam o tamanho das sentenças dos textos, o uso de listas e a combinação de encontros com os amigos em determinados locais e horários. O uso constante de pontos de exclamação, bem como de expressões como “sempre” e “nunca”, ao invés de “talvez”, também seriam avaliados negativamente.
De acordo com o chefe de desenvolvedor do aplicativo, Yossi Borenstein, o algorítimo utilizado faria uma busca por correlações entre informações na rede social e registro de sinistro.
“Nossas análises não seriam baseadas em qualquer modelo específico, mas sim em milhares de diferentes combinações de curtidas, palavras e frases, sendo constantemente refinadas de acordo com novas evidências obtidas das informações. Assim, nossos cálculos refletiriam o comportamento genérico dos motoristas e o quão previsíveis eles são ”, afirmou Borenstein.
Infelizmente, para a Admiral, a ideia teve vida curta. Lançado em 2 de novembro, foi bloqueado no mesmo dia. Por outro lado, a reação do Facebook foi saudado por ativistas sociais como Jim Killock, da “Open Rights Group”, que viu na iniciativa da seguradora um risco de discriminação a certos grupos baseado em raça, religião e preferência sexual, além de poder gerar um comportamento de auto-censura dos usuários do Facebook, em antecipação a decisões futuras.
Fontes: The Guardian e Telegraph, via FenSeg
L.S.
Revista Apólice