Ultima atualização 13 de outubro

Seguro agrícola indeniza produtores rurais em Mato Grosso

Norte e nordeste mato-grossense foram as regiões mais afetadas pelas perdas nas safras de milho safrinha e soja. Indenização se aproxima dos R$ 170 mi
Crédito: Jonas Oliveira, ANPr
Crédito: Jonas Oliveira, ANPr
Crédito: Jonas Oliveira, ANPr
Crédito: Jonas Oliveira, ANPr

As perdas nas lavouras de soja e milho safrinha, principalmente nas regiões norte e nordeste do estado, causadas pela seca prolongada que castigou lavouras estão sendo reparadas aos produtores que contrataram o seguro agrícola.

Segundo o Grupo BB e Mapfre, que detém 70% do mercado de seguros rurais do País, mais de 700 produtores foram prejudicados, em 48 cidades. Somente no município de Água Boa, situado no nordeste mato-grossense, concentra mais de 10% do percentual das perdas registradas no estado.

A área indenizada foi de 210 mil hectares. O Mato Grosso é líder na produção de grãos do Brasil.

“A seca afetou todas as etapas de desenvolvimento da planta, desde a fase inicial até o enchimento dos grãos, comprometendo todo o processo de produção. Mais de 94% dos produtores rurais que tiveram perdas em suas plantações foram impactados pela estiagem, muito severa este ano”, explica Wady Cury, diretor geral de Habitacional e Rural.

Aproximadamente R$ 170 milhões foram pagos em indenizações aos produtores em decorrência da forte estiagem. Além de Água Boa, os municípios de Canarana e Nova Xavantina, situados na região nordeste, foram os mais afetados. Na região norte, os municípios de Gaúcha do Norte, Ipiranga do Norte e Nova Ubiratã foram os que mais registraram perdas. O valor indenizado é o maior já pago pela seguradora em cinco anos de operação.

“Nunca tínhamos registrado perdas significativas no estado do Mato Grosso em comparação aos demais estados da federação. Isso mostra que o risco climático faz parte da atividade rural e nenhum estado e cultura estão isentos de perdas significativas”, recorda Cury.

Atualmente, o Grupo dispõe de equipe especializada e treinada para receber ligações e atender sinistros de seguros rurais em todo o território nacional. Na safra 2015/2016, mais de oito mil sinistros foram comunicados, com pico de 300 avisos em um único dia.

Seguro Faturamento

O produto protege a lavoura de adversidades climáticas e assegure renda, mesmo em caso de queda de preços na colheita. É a modalidade mais atrativa ao produtor, pelo fato de proteger a lavoura de adversidades climáticas e assegure renda, mesmo em caso de queda de preços na colheita.

“O grande diferencial da modalidade faturamento é o cálculo de três variáveis: área plantada, produtividade esperada e preço base, o que também garante renda ao produtor rural em caso de sinistros. Por sua vez, o seguro agrícola convencional baseia-se na relação área plantada x custos de produção”, explica Cury.

O produtor pode optar pelo nível de cobertura da apólice que varia de 65% a 80% do faturamento esperado.

L.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock