Ultima atualização 07 de outubro

A hora de olhar para o seguro agrícola

 

pl-muda-regra-de-pagamento-de-subsidio-ao-agricultor-pelo-seguro-rural

Conec 2016 – O agronegócio no mercado de seguros foi o tema da última palestra do dia no auditório Empreender, no XVII Conec.

Célio Porto, do Instituto Pensar Agro, começou sua fala trazendo os dados que fazem do País o mais indicado candidato para “alimentar o mundo”. Brasil reúne dois potenciais para o agronegócio: água e terras em abundância.

O País tem ainda 46% de suas exportações e 21% do PIB baseadas no agronegócio. Sendo maior exportador de açúcar, café e soja., com 10 seguradoras operando com seguro rural, além de uma comissão no governo para guiar o programa de subvenção. “A Frente Parlamentar do Agronegócio – do governo- semanalmente discute assuntos como seguro e crédito rural”, garante Porto. Isso mostra que há uma preocupação efetiva com o produto.

Já Waldy Curi, do BB e Mapfre, afirma que o Seguro Agrícola é a única modalidade de seguro prevista na constituição que não é um seguro social. “Todos os grande países produtores têm programas sólidos com seguro como política agrícola”, explica Curi.

O papel da subvenção do seguro agrícola incentiva a demanda pelo produto, garante expansão e propicia novos produtos. Sabe-se que 83% das perdas estão em 2 eventos climáticos: chuva extrema ou seca prolongada.
Isso significa que os sinistros podem ser causados por eventos distintos e que é preciso conhecer o tipo de safra e de riscos mais prováveis para proteger bem esses clientes. “Se o agricultor não for compreendido, o seguro não será efetivo”, acredita Curi. Ele afirma ainda que é importante buscar além do que o clima típico diz sobre os riscos. A apólice multirriscos está disponível para cobrir todos eventos.

“Se a seguradora declina risco é porque o produto não atingiu o seu objetivo. Deve-se estar pronto para indenizar” – diz Curi. Para ele, falta ainda a cultura da agricultura para s companhias do mercado. “Seguradoras não têm a cultura da agricultura. Não vamos ao campo para conhecer o segurado. O agricultor tem a cultura Seguro”.

Agregar

Como os outros painéis do auditório Empreender, a lição aqui é que existe muitas possibilidades e que o seguro agrícola se mostra como uma delas, se o corretor estiver disposto a conhecê-la bem e estudar incansavelmente sobre o assunto.

“Queremos trazer colegas de fora do ramo. Há muito campo para ser trabalhado” acredita David Elias, especialista na área . R$ 12 bi são disponibilizados para a subvenção do produto. Para Célio Porto, a questão está no fato de que a distribuição precisa ser revista: apenas 15% da área plantada tem seguro. Por outro lado, há o lembrete: há espaço para crescer.

Amanda Cruz
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO