Ultima atualização 22 de setembro

A arrogância é inimiga da inovação

A arrogância impede as empresas de ouvirem seus pares para estabelecer novas visões sobre produtos e processos e, desta forma, incorporar a inovação
Hitendra Patel, diretor do IXL Center
Hitendra Patel, diretor do IXL Center

Hitendra Patel, diretor do IXL Center

As previsões se realizam muito mais rápido do que se imagina, principalmente em um mundo conectado. Isto torna a urgência necessária para todos os assuntos, principalmente quando se trata de inovação. O Dr. Hitendra Patel, diretor do IXL Center, salientou que a “humildade é a parceira da inovação, porque permite que se ouça ao redor, consumidores steakholders”.
O estudioso mostrou que qualquer indústria pode ser mudada pela inovação disruptiva e que há opções para os momentos de crise, durante o evento Zurich Corporate Conference, que tratou especificamente deste tema. Patel mostrou que as inovações devem acontecer em quatro áreas: sustentabilidade, saúde, conectividade e robótica.
A inovação verde é necessária por conta do crescimento da população, das mudanças climáticas e da pesquisa de novos recursos. Há que se estudar como renovar, recriar e reciclar. “Na indústria alimentícia, já estão sendo criadas fazendas para criação de insetos, que possuem mais proteína do que um bife, ciclo de crescimento mais rápido e mais potencial para alimentar um grande número de pessoas”, exemplificou. Outro questionamento do especialista foi em relação às energias renováveis, que estão crescendo e o preço dos insumos caindo. Será que é o fim do petróleo?
A inovação na saúde vem das pesquisas para atender a uma população cada vez mais idosa, com avanço da biotecnologia, diagnóstico e prevenção, com o objetivo de baixar o custo da saúde. “A prevenção é fundamental para diminuir o custo da saúde. Além disso, a indústria da reposição de partes do corpo também está desenvolvida”, avaliou.
A inovação em conectividade vem da digitalizacao e da conectividade total, databases e inteligência preditiva. “Esteja disponível em qualquer lugar e em qualquer momento”, é o lema. Por último, Patel citou a inovação robótica, que leva o ser humano a estar em qualquer lugar, dirigir qualquer coisa, operar qualquer fábrica ou fazer coisas de forma diferente. “Será a o fim de não estar fisicamente em qualquer lugar? Se você supervisiona cinco fábricas, pode andar por elas sem ter que visitá-las pessoalmente. Hospitais usam isso com os médicos”, contou.
Todas estas mudanças poderão servir para que o ser humano tenha mais tempo para viver melhor, rindo mais e aproveitando seu tempo.

 

Como inovar?

O grande desafio para ter grandes ideias e ter mais pontos para poder ligar. Eles vêm de varias referencias que podemos conectar. Clientes, parceiros, experiências de outros setores.

A recomendação do especialista é: “acumule mais pontos. Tente conectá-los de forma diferente, refazendo isso sempre. A primeira conexão é praticamente igual para todos, mas o exercício faz com que se comece a quebrar as regras e fazer diferente. Inovação é seguir as regras, quebrar as regras e fazer as conexões de forma diferente”, finalizou.

 

Kelly Lubiato, do Guarujá/SP
Revista Apólice

 

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock