Ultima atualização 05 de agosto

Segurança no trânsito em tempos de Pokémon Go

Em campanha, seguradora lembra dos riscos de jogar enquanto se está no trânsito. Empolgados, gamers descuidam da própria segurança

 

 

pokémon go

A Sompo Seguros aproveita o lançamento do game Pokémon Go, disponibilizado para download no Brasil na na última quarta-feira (3), para chamar atenção das pessoas para a questão da segurança viária.

Por conta da série de acidentes já registrados no exterior envolvendo aficionados pelo game, a RMA Comunicação, agência da companhia, criou uma ação de oportunidade para alertar os usuários sobre a importância de jogar somente no momento adequado.

Sob o mote “Se for capturar, não dirija”, a peça indica que a distração de jogar enquanto se está ao volante pode ser tão ou mais perigosa do que dirigir alcoolizado. Postada minutos após o game estar disponível para download, a peça traz junto o comentário Fique sempre atento quando estiver comandando o volante. E nem pense em capturar algum Pokémon se estiver dirigindo e #PokemonGo.

“Acreditamos que atividades de lazer são importantes para a qualidade de vida. Mas as pessoas precisam estar atentas às questões de segurança para evitar a ocorrência de acidentes. A iniciativa foi mais uma oportunidade de lembrar o quanto pequenas atitudes podem fazer toda a diferença no trânsito, não só para segurança pessoal, mas também para o bem-estar coletivo”, declara Andre Gouw, gerente de Comunicação e Marketing da seguradora.

Direção e celular

Utilizar o celular enquanto se está ao volante não é uma boa ideia em nenhum aspecto. Estudos indicam que digitar ao celular enquanto se está na direção aumenta em até 400% o risco de acidentes de trânsito. Além disso, em 5 de maio foi publicada a Lei 13.281/2016, que, entre outras atribuições, definiu novos valores de multas de trânsito. Em novembro, a infração por manusear o telefone celular enquanto estiver ao volante, que hoje é considerada média, passará a ser gravíssima. E o valor da multa passa de R$ 130,16 para R$ 293,47. Em outras palavras, direção e celular é uma combinação que pode pôr em risco a saúde e o bolso.

Histórico de acidentes

Lançado no início de julho e já disponível em vários países, o Pokémon Go virou uma verdadeira “febre”. O problema é que alguns usuários estiveram tão empenhados em capturar os personagens que descuidaram da própria segurança. Com isso, uma série de acidentes foram registrados em vários lugares do mundo. Veja alguns deles:

28 de julho – um motorista de 19 anos bateu com seu carro em uma escola na cidade de Melbourne, na Austrália, enquanto jogava o game. Segundo o jornal local “The Age”, a polícia acredita que o jovem estava distraído com o aplicativo em seu smartphone.

25 de julho – um brasileiro de 24 anos foi encontrado pela polícia de Gifu, região central do Japão, andando por uma via expressa enquanto jogava em seu smartphone, informou o site Newsonjapan.com. A polícia informou que o jovem estava somente há três meses no País e havia ido à um churrasco, mas se separou de seus acompanhantes enquanto jogava. Em outra notícia, o mesmo site informou que o Governo do Japão já havia divulgado alerta para que as pessoas tomassem cuidado e evitassem acidentes, principalmente ao caminhar ou andar de bicicleta.

20 de julho – A polícia da cidade norte-americana de Baltimore registrou o momento logo após um motorista que esteva jogando no celular bater em uma viatura da corporação estacionada na rua, segundo noticiado pela Fox News.

L.S.
Revista Apólice

 

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock