Atenta às novas demandas dos consumidores, a Amil lança este mês, no Rio de Janeiro e em São Paulo, um modelo inédito de plano de saúde no país: o Amil Life. Baseado em dois pilares – atenção primária e coparticipação –, o objetivo do plano é resgatar o vínculo entre médicos de família e pacientes, ao mesmo tempo que proporciona melhores condições de acesso, por meio da redução de custos.
O produto, desenhado para o público empresarial, visa atender a uma parcela de companhias que, diante da crise econômica, tem enfrentado dificuldades para manter a oferta do plano de saúde aos seus funcionários. “São empresas que primam pela qualidade de serviço, aliada ao controle de custos. Juntamos uma demanda social a uma demanda corporativa”, afirma o diretor comercial da Amil, Cássio Zandoná.
O ineditismo do produto está justamente em unir a face assistencial à comercial dos planos de saúde. “Chegamos a um modelo em que o médico de família acompanha de perto a saúde do paciente e fica responsável pelo direcionamento a especialistas. O beneficiário também pode usar a rede credenciada com a contrapartida da coparticipação. Mas, cada vez que o procedimento ou direcionamento for dado pelo seu médico acompanhante, o cliente é isento de pagamento”, explica o executivo.
Ele acrescenta que o público atendido pelo plano terá disponível uma equipe de saúde exclusiva, composta por médico, enfermeiro e agente de saúde, que poderá ser acionada pelo celular em qualquer intercorrência médica. Segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 80% dos casos atendidos em consultório, por médicos de família, são resolvidos sem necessidade de encaminhamento para especialistas. Na prática, significa dizer que o modelo mais efetivo é também o mais antigo: o do médico que conhece o paciente pelo nome e o acompanha da infância à idade adulta.
E essa é justamente a proposta assistencial da operadora. “Queremos ajudar a resgatar esse vínculo do médico com o paciente, para que a consulta seja um momento no qual se discutem a saúde e a prevenção. A intenção é cuidar das pessoas de forma mais próxima, ajudando-as, de fato, a viver de forma mais saudável”, afirma Hans Dohmann, diretor de Gestão de Saúde da companhia.
O executivo ressalta que outra vantagem do modelo é o acesso aos médicos de família sem a necessidade de agendamento prévio. Eles ficarão alocados em unidades exclusivas, dedicadas à atenção primária: os Clubes Vida de Saúde. Nesses espaços, serão realizadas atividades e debates sobre prevenção de doenças e mudanças comportamentais para melhor qualidade de vida. Os clientes também contarão com um site exclusivo para acompanhar seus históricos de atendimento e carregar informações pessoais sobre seus hábitos de vida e características pessoais. Esses dados serão encaminhados aos agentes de saúde e servirão de base para a definição dos temas a serem tratados em consulta.
O plano Amil Life está disponível na modalidade coletivo empresarial e pode ser contratado por empresas a partir de três vidas. A venda está sendo realizada por meio de corretores locais e do plantão de vendas da operadora.
L.S.
Revista Apólice