Ultima atualização 04 de julho

Diminui a lacuna de proteção de seguros na América Latina

Informações são do relatório da Fundación Mapfre: “Tendência de crescimento dos mercados seguradores na América Latina para 2016”

América Latina

O gap de proteção de seguro foi reduzido na maioria dos países da América Latina nos últimos dez anos em relação ao tamanho de seus mercados seguradores. É o que afirma o mais recente relatório elaborado pelo Serviço de Estudos da Fundación Mapfre, intitulado “Tendência de crescimento dos mercados seguradores na América Latina para 2016”.

Essa lacuna a que se refere a seguradora é a diferença entre a cobertura seguradora considerada ideal para cada uma das economias e a que se tem na realidade. De acordo com a pesquisa realizada pelos estudos da Fundación Mapfre, sob a direção geral de Manuel Aguilera, e também com a participação de Begoña Gonzalez, José Brito Correia e Isabel Carrasco Carrascal, no ano de 2015 o seguro latino-americano registrou receitas de prêmios de quase US$ 139 milhões, apesar da desaceleração de algumas economias, que representam 2,86% do Produto Interno Bruto da região

 “A participação do seguro no PIB latino-americano cresceu um ponto percentual entre 2005 e 2015” diz o relatório, que foi apresentado recentemente na República Dominicana com jornalistas especializados na área econômica. O estudo analisa a evolução do setor segurador desde o ano de 2005 em 18 países da América Latina.

Indica que “em nível quantitativo, o gap se reduziu à medida que o índice de penetração aumentou”. O relatório garante que de uma perspectiva qualitativa, tende também a diminuir à medida que os mercados ficam mais sofisticados e se tornam mais maduros. Afirma ainda que “o índice de penetração de seguros na região se elevou em 2,86% em 2015, para um aumento de 1.02 pontos percentuais nos últimos dez anos. O estudo diz que na última década diversos elementos contribuíram para o desenvolvimento do setor de seguros, permitindo assim um aumento no grau de cobertura de seguro na região. Entre esses elementos, destaca-se o crescimento econômico sustentado pela maioria dos mercados em um contexto de baixa inflação, o aumento da renda pessoa disponível, o desenvolvimento dos sistemas financeiros, as melhorias no marco regulatório e as políticas ativas destinadas a incrementar a cultura financeira.

Por outro lado, o estudo recorre ao cálculo do Índice de Evolução de Mercado para cada um dos países da região. Esse indicador considera a interação de um conjunto de fatores que afetam o desenvolvimento da atividade seguradora, como, por exemplo, o índice de penetração, índice de aprofundamento e a magnitude da lacuna de cobertura.

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO