Os planos de saúde perderam 617 mil clientes no primeiro trimestre deste ano, segundo dados divulgados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), no início de junho. A perda de número de clientes nas operadoras de plano de saúde acontece em meio à recessão e aumento do desemprego no País, que ficou em 10,9% no primeiro trimestre deste ano, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Enquanto isso, as operadoras apostam na gestão e em ações estratégicas para segurar a carteira de associados.
Na Santa Helena Saúde, por exemplo, a perda de usuários está sendo compensada pelo aumento da venda de planos corporativos. Fernando Fornias, diretor presidente do Grupo Santa Helena Saúde, declara que a empresa registrou retração de 8% na carteira de beneficiários de planos coletivos de grande porte. “Apesar disso, registramos um crescimento de 29% na venda no segmento de pessoa jurídica. Ou seja, a venda existe, mas o volume de beneficiários é menor em virtude das demissões”, diz o executivo.
Além disso, para enfrentar a crise, a saída encontrada foi focar as vendas em pequenas e médias empresas. Com a estratégia, a operadora cresceu 44% nesta área.
L.S.
Revista Apólice