Ultima atualização 17 de maio

AzimuteMed desenvolve programa de combate à obesidade infantil

Serviço oferece avaliação nutricional, acompanhamento de profissionais de saúde e orientações sobre alimentação e atividade física

AzimuteMed desenvolve programa de combate à obesidade infantil

Com o objetivo de apoiar as famílias que sofrem com a obesidade infantil de seus filhos, a AzimuteMed desenvolveu o programa Criança Saudável. “Nosso propósito é que crianças alcancem o peso ideal com qualidade de vida”, conta Luciana Lauretti, sócia da operadora de saúde.

O programa atende crianças e adolescentes de seis a 17 anos. “Elegemos cuidar de pacientes a partir dos seis anos, pois é nessa idade que há a maior incidência da obesidade. É nessa faixa etária que se desenvolve a autonomia, os limites para escolhas e o meio social e cultural passam a influenciar”, explica a gestora.

Ao ingressar no programa, a criança, na companhia do responsável, faz uma avaliação nutricional, que identifica os hábitos e a rotina dela e da família. A partir do resultado, ela passa a receber assistência personalizada de uma equipe multidisciplinar composta por enfermeiras, nutricionistas, psicólogas, entre outros profissionais de saúde, durante sete meses.

Ainda nessa primeira fase, a família recebe um material impresso com orientações para mudança de comportamento e a criança ganha um kit com lancheira e garrafa térmica. Na etapa seguinte, a família passa a ser acompanhada através de contatos telefônicos, SMS, videoconferência, chat, e-mail e Whatsapp. Por esses meios, são enviadas receitas fáceis e saudáveis, dicas de atividades físicas, passeios, brincadeiras com bola e corda, entre outras orientações.

“É muito importante o envolvimento da família e dos educadores. Os pais e a escola são os principais responsáveis pela saúde da criança. Com a mudança dos hábitos em casa e na cantina, fica muito mais fácil a adaptação e transformação”, afirma Luciana.

No final do programa, a criança passa por nova avaliação nutricional para comprovar a perda de peso, estabilidade da saúde e a nova vida com qualidade.

Alerta

Segundo a última pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada em 2015, uma em cada três crianças de cinco a nove anos está acima do peso recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Comparada com estudos anteriores, o excesso de peso entre as crianças mais do que triplicou desde 1974: passou de 9,7% para 33,5%. Projeções da OMS apontam ainda que, até 2025, o número de crianças com sobrepeso e obesidade pode chegar a 75 milhões, caso nada seja feito.

O sobrepeso nas crianças traz consequências sérias durante a infância e no futuro, pode causar problemas graves como obesidade mórbida, doenças respiratórias como asma, hipertensão arterial alta, colesterol e triglicérides elevados, doenças ortopédicas no tornozelo, joelho e coluna, diabetes e diminuição na expectativa de vida. “Essas crianças também sofrem emocionalmente, ganham apelidos e são estereotipados – situações traumáticas que podem ser levadas para a vida adulta”, conclui Luciana.

L.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock