Pela primeira vez na história da seguradora Líder, houve uma redução no volume de indenizações pagas em 2015, de cerca de 15% em relação ao ano de 2014. Deste total, a maior queda aconteceu no sinistros de morte, que auferiu baixa de 19%. Os casos de invalidez permanente registraram redução de 13% no mesmo período e as despesas médicas, 18%.
O presidente da companhia, Ricardo Xavier, disse que vários fatores contribuíram para este resultado, como a menor produção de automóveis, a adoção de equipamentos de seguranças e diminuição da velocidade nas vias e a lei seca. O perfil predominante das vítimas é de homens jovens em idade ativa.
O executivo explicou que a seguradora enfrenta o uso indevido da sua imagem, por atravessadores e fraudadores. O índice de fraudes é de 1,3% a 1,5%, nada preocupante. “O monitoramento é feito através de filtros que pegam as informações de acordo com a entrada delas em nosso banco de dados”, explicou Xavier.
Ele também explicou que a penetração do seguro DPVAT na frota brasileira é satisfatória. Foram segurados em 2015 mais de 61,3 mi de veículos, de um total de 86 mi na frota. Este dado não preocupa porque a maior parte destes carros que ficam de fora já não fazem parte frota circulante.
Novo logotipo
O diretor de Relações Institucionais da seguradora Líder, Carlos Guerra, apresentou a nova marca da companhia e do do seguro DPVAT. “Esta nova identidade visual traz mais segurança para o consumidor, pois evita o uso indevido em dois grupos: 1) atravessador, que pega uma procuração ou autorização para intermediar o recebimento da indenização do seguro; 2) o fraudador, indivíduo que está nos ambientes em que acontecem o início do processo, que incentiva as pessoas a declararem que foram vítimas do trânsito”, esclareceu.
Kelly Lubiato
Revista Apólice