Ultima atualização 17 de novembro

Dicas para não errar na contratação do seguro viagem

Executivo da Assist Card lista os cuidados ao contratar serviços de seguro e assistência para viagens nacionais e internacionais
Dicas para não errar na contratação do seguro viagem
Foto: divulgação/Assist Card

Malas prontas, passagens aéreas em mãos, hotel reservado. Tudo parece perfeito para a viagem dos sonhos, certo? Errado. Se o “check-list” não incluir um seguro viagem, ou se incluir, mas você não sabe o que ele inclui, as férias podem se revelar um verdadeiro fiasco.

“A maioria das pessoas não quer ficar pensando em coisas desagradáveis que podem acontecer durante as férias e até acabam se esquecendo desse importante componente para uma viagem tranquila. O seguro é a melhor forma de prevenir e diminuir os transtornos que podem acontecer com qualquer um como, por exemplo, o extravio de bagagens ou algum acidente ou problema de saúde”, explica Volnei Batista Veronese, gerente de Produtos e Novos Negócios da Assist Card.

Na Europa, os países que integram o Tratado de Schengen exigem que o turista tenha uma cobertura mínima de 30 mil euros para despesas médico-hospitalares. Nos Estados Unidos, um simples primeiro atendimento médico pode custar centenas de dólares caso o viajante não tenha um seguro.

“Pesquisas apontam que apenas um em cada três turistas brasileiros contratam um seguro. Este é um número ainda muito baixo considerando que este tipo de produto é muito importante em qualquer viagem”, ressalta o Country Manager da companhia no Brasil, Daniel Prieto.

Veja as dicas da Assist Card para contratar um seguro viagem:

Contrate antes de viajar

Para não perder nenhum benefício do produto, é importante contratar antes de viajar. Programe-se com antecedência para adquirir o serviço. Para quem esqueceu de contratar: vale fazer no dia da viagem antes do embarque.

Cobertura e valores discriminados

Se algo acontecer, os gastos com problemas ocorridos no exterior podem extrapolar, e muito, o orçamento da viagem. Por isso, o ponto mais importante a ser avaliado no momento da contratação do serviço é o tipo de cobertura incluído no produto adquirido. Para a contratação do valor mais adequado o turista deve pesquisar os custos de alguns procedimentos médicos no país de destino, como o custo de um pronto-atendimento, de uma diária no hospital ou de uma intervenção cirúrgica simples, além de obedecer aos tratados vigentes de cada país como o Tratado de Schengen, praticado na Europa.

“Além disso, o turista deverá observar nas condições particulares os itens contratados e seus limites discriminados”, explica Veronese.

Verifique o contrato

Antes de assinar o contrato, certifique se o plano contratado está de acordo com as informações das condições gerais do produto e os limites estão descritos nas condições particulares. E lembre-se: o cliente deve exigir o recebimento dos documentos referentes ao produto, que especifique de maneira clara todos os benefícios aos quais ele tem direito. Leve esses documentos durante a viagem e não esqueça as instruções para o atendimento.

Contrate também em viagens nacionais

“Muitos viajantes não veem importância em contratar um seguro durante as viagens domésticas. É um erro pensar que coisas desagradáveis acontecem apenas em roteiros internacionais e que o plano de saúde é o responsável pelo atendimento em todo território nacional”, diz Veronese. O executivo explica que os planos com assistências médicas oferecem tratamentos dentro de uma rede credenciada e muitas vezes não incluem todo o território brasileiro. Por isso, o cliente deverá se respaldar com a contratação de um serviço de assistência viagem.

L.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock