Ultima atualização 23 de junho

SulAmérica participa do 2º Fórum Lean Rio

Seguradora está entre as organizações que apresentarão cases com a implantação da metodologia Lean

A SulAmérica participará do 2º Fórum Lean Rio, que será realizado amanhã (24) no Rio de Janeiro. O evento tem como objetivo principal o compartilhamento de resultados obtidos pelas empresas participantes do Fórum após a implantação do Sistema Lean, metodologia de gestão para eliminação de problemas e aumento de produtividade nos processos, com foco no cliente.

O diretor de Sinistros de Automóvel da companhia, Renato Roperto, e a superintendente de Processos, Luciana Gomes, apresentarão a palestra “Equilibrando qualidade, eficiência e resultados”, ocasião em que será demonstrado como a metodologia Lean beneficiou processos da seguradora desde que foi implantada na empresa, em março de 2014.

“Para a companhia se trata de uma mudança de cultura e não apenas de uma nova metodologia de processos. Estamos investindo em treinamentos para capacitarmos nossos colaboradores para essa nova fase, afim de que nossa atuação continue sendo sustentável, eficaz e produtiva, fazendo com que a cultura de melhoria faça parte do dia a dia de nosso time, e se traduza em uma constante excelência em serviços aos nossos clientes”, afirma Roperto.

O projeto teve início no setor de Automóveis da companhia e buscou equilibrar a melhora na eficiência dos processos da área com a qualidade dos serviços entregues. A metodologia foi aplicada nos processos de emissões de apólices, pagamento de oficinas e regulação de sinistros nos CASAs, Centro Automotivo SulAmérica. No total, o processo contemplou sete etapas (definição do problema, análise da situação atual, análise das causas, definição de objetivos específicos, estabelecimento do estado futuro, elaboração do plano de implementação e monitoramento de resultados).

O processo de Pagamentos de Oficinas foi um dos que apresentou uma melhora significativa com a implementação do Lean. Com a nova metodologia, foi possível identificar e solucionar algumas questões que prejudicavam o processo, como por exemplo, a demora do recebimento de notas fiscais dos estabelecimentos de outras localidades e divergências de valores das faturas. A solução identificada pelos especialistas da área foi a digitalização dos documentos e a criação de canal específico para retificação em valores, que contribuiu consideravelmente para a melhora dos prazos de pagamento.

“Uma segunda frente de trabalho focalizou na implementação de um novo
conceito de serviços para o Centro Automotivo SulAmérica, que tem facilitado a vida dos clientes, reduzindo os lead times para realizar orçamentos e direcioná-los para a oficina certa. Agilizar os serviços da companhia e satisfazer os clientes é o nosso objetivo nessa fase Lean”, diz Luciana.

L.S.
Revista Apólice

 

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO