Ultima atualização 17 de dezembro

CI&T faz previsões em digital para 2015

Entre as estratégias apontadas pela empresa estão a adoção da TI bimodal, Internet das Coisas e crescimento de pagamentos via celular

A CI&T divulgou seis previsões em digital para 2015. Estrategistas da multinacional brasileira prevêem desde a adoção da TI bimodal por departamentos de TI até a inserção de Internet das Coisas no setor de seguros.

Com o digital ganhando cada vez mais relevância nas estratégias das empresas, em 2015 haverá uma aceleração na estruturação de áreas e processos focados nessa transformação. Modelos como a TI bimodal, apresentada pelo Gartner, tendem a se tornar cada vez mais frequentes, assim como o uso intensivo de metodologias ágeis e a expansão de iniciativas de open innovation. Para que as iniciativas digitais sejam capazes de oferecer real valor ao negócio, deverá ocorrer uma renovação de sistemas críticos (backend) e os ligados à produção e entrega de conteúdo digital.

As estimativas da companhia também mostram que os wearables vão se popularizar no próximo ano, quando haverá uma grande expectativa no aumento de vendas de sport watches e smart wristbands devido ao lançamento de novos produtos e avanços na comunicação wireless de baixo consumo. No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, 51% da população está acima do peso. Sendo um produto essencial para as áreas de fitness e saúde, os consumidores estarão cada vez mais interessados nesses dispositivos, gerando condições ideais para aumentar os investimentos em soluções inovadoras de saúde, monitoramento e bem estar.

A empresa aponta ainda que o mercado de seguros vai descobrir, na prática, como usar a internet das coisas. No próximo ano, a adoção de processos inovadores, somados ao aumento contínuo da digitalização e a proliferação dos sensores, permitirá que, ainda de modo experimental, a indústria inclua a Internet das coisas em novos produtos, canais de distribuição e no relacionamento com seus segurados.

Marcas das classes A e B vão se valer do pagamento via iPhone como o fator “wow” para inovação nos negócios e repercussão nas mídias. Os dois principais impulsores dessa nova onda serão a demanda dos usuários de iPhone e o acesso biométrico através do Touch ID (disponível a partir do iPhone 5s), que aumenta a segurança das transações comerciais. Usuários Android também usarão seus celulares para substituir o cartão de plástico e se beneficiar do Google Wallet.

Em um cenário de crescente comoditização de produtos e serviços, aliada à baixa lealdade dos consumidores, melhorar e integrar os pontos de contato do consumidor com a marca deverá ser a aposta para que haja diferenciação em meio à concorrência. Em 2015, as empresas deverão intensificar ainda mais seus esforços para prover uma jornada realmente diferenciada aos seus consumidores, cada vez mais exigentes e acostumados ao uso de tecnologias e serviços digitais nos múltiplos pontos de interação com as marcas.

Ainda segundo as projeções da CI&T, os varejistas vão alinhar analytics e mobile para alcançar a experiência omnichannel. O omnichannel continuará sendo foco das empresas de varejo para melhorar a experiência entre o consumidor e os canais de relacionamento da marca. Os investimentos deverão continuar fortes na implantação de novas plataformas, normalização e integração de sistemas. Somente com uma infraestrutura e arquiteturas tecnológicas maduras será possível entregar soluções digitais que atendam os consumidores, que estão cada vez mais conscientes, antenados e ávidos por inovações. Apesar de não ser novidade, a mobilidade ainda será tema em 2015, visto que muitas empresas não concluíram seus projetos. Para entregar uma experiência superior, será mandatório coletar e analisar métricas de forma sistemática.

“Em 2015, veremos setores tradicionalmente considerados mais conservadores, como seguros, bancos, etc, acelerando, e muito, suas iniciativas de transformação digital. Em outros segmentos tipicamente mais avançados, como e-commerce e serviços, a régua subirá ainda mais, já que o consumidor fica mais exigente a cada dia. Será um ano de transformações intensas em boa parte das indústrias, sem dúvida”, comenta Paulo Camara, head of digital da companhia.

L.S.
Revista Apólice

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