A Associação das Empresas de Assessoria e Consultoria de seguros de São Paulo (Aconseg-SP) realizou, na última quinta-feira (4), mais um almoço-palestra. Desta vez, o convidado foi José Adalberto Ferrara, presidente da Tokio Marine Seguradora.
No evento, organizado no Terrraço Itália (SP) e que reuniu associados da entidade e executivos da diretoria da seguradora, o executivo apresentou resultados da companhia, que no primeiro semestre deste ano registrou crescimento de 22,9%, ficando em sétimo lugar no ranking das maiores seguradoras do Brasil. “Até 2011, éramos a 11ª seguradora no Brasil. Saltamos quatro pontos na escala nacional no período de três anos”, afirmou.
Outro ponto abordado pelo presidente foi a estratégia de crescimento da empresa, que pretende alavancar por meio de ampliações no número de sucursais em todo o Brasil, além de aquisições. Os segmentos de pequenas e médias empresas, grandes riscos, riscos financeiros, produto garantia e vida em grupo (VG) também estão na mira da Tokio Marine. Segundo Ferrara, a seguradora pretende dobrar o market share da carteira do ramo de seguro de vida até o final de 2017.
As redes varejistas também apresentam grande oportunidade para expansão dos seguros de afinidades, de acordo com o executivo, uma vez que o setor ganhou mais força com o advento do microsseguro, regulado pela Superintendência de Seguros Privados (Susep) recentemente.
“Nos últimos dez anos, 60% da população brasileira, ou seja, 120 milhões de pessoas, adentraram para a sociedade de consumo e essas pessoas compram fundamentalmente seguros nessas grandes redes varejistas como seguro-desemprego, seguros de acidentes pessoais.
Por fim, Ferrara afirmou que a empresa faz planos de crescimento até 2014, alavancando 15% em cada ano.
Livia Souza
Revista Apólice