Ultima atualização 09 de setembro

IFC adquire 19,5% da Austral Participações

Processo para fechamento do negócio começou no fim de 2013; valor da compra foi de R$ 80 mi

parceria1

O International Finance Corporation (IFC), braço financeiro do Banco Mundial, adquiriu 19,5% da Austral Participações, holding controlada pela Vinci Partners que reúne uma seguradora e uma resseguradora. O valor da compra foi de R$ 80 milhões.

Segundo o sócio da Vinci, Alessandro Horta, “além do dinheiro que está investindo, o IFC tem experiência global no segmento e em particular em países com realidade similar à brasileira, que estão em crescimento e ainda têm muito a desenvolver”. Ainda de acordo com o executivo, o objetivo é aproveitar a parceria para expandir a resseguradora internacionalmente.

Já Hector Gomez Ang, diretor do IFC no Brasil, explica que o processo para fechamento do negócio começou no final de 2013. Para ele, ter um sócio com histórico de criação de valor nas empresas em que investe e um time capacitado chamou a atenção do IFC na Austral.

Com a parceria do IFC, os executivos afirmam que a fatia de 19,5% deverá ser consolidada, além de aumentar a operação em outras linhas recentes, como seguro de engenharia e de óleo e gás. A Austral Resseguradora tem hoje 5% do mercado e, segundo Horta, a perspectiva é crescer ainda mais.

Para o IFC, porém, o investimento no setor de seguros é estratégico. Noque se refere ao Brasil, Ang declara que a estratégia do IFC está ligada à melhor da competitividade, eficiência e financiamento em infraestrutura, colocando o setor privado no segmento. A justificativa para ter participações em algumas companhias em solo brasileiro está na ainda baixa penetração do setor. De acordo com o executivo, a taxa média de penetração, que divide os prêmios pelo Produto Interno Bruto (PIB) de cada país, apresenta média global de 9%, enquanto por aqui está em cerca de 3% e em outros mercados emergentes, como Chile e Índia, entre 4% e 5%. “O Brasil ainda é menos desenvolvido nesse ramo, e enxergamos grande oportunidade”, finaliza.

Fonte: Valor Econômico

L.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice