A OdontoPrev está novamente entre as dez primeiras colocadas do Prêmio Destaque Agência Estado Empresas, que a Agência Estado realiza em conjunto com a consultoria Economática todos os anos. A empresa ficou com o 9º lugar e foi a vencedora do prêmio Small Cap por ser a melhor colocada no ranking dentre as representantes do índice SMLL da Bovespa. As dez vencedoras conseguiram desempenho muito superior ao mercado, com ganho de 21% na mediana, e distribuíram quatro vezes mais dividendos do que a média geral do levantamento.
Segundo a Agência Estado, o retorno sobre o patrimônio líquido gerado pelas vencedoras foi de 21,6% no período, mais que o dobro do apresentado por todas as 209 empresas de capital aberto participantes do ranking. Isso foi possível por causa da expansão da capacidade produtiva, ingresso em novos negócios e aquisições. No caso da operadora, contou pontos o controle de custos e adequação de preços, que fez com que a companhia tivesse lucro 29% superior em 2013, em relação ao ano anterior, distribuído entre os acionistas em dividendos e juros sobre o capital próprio.
A empresa também teve bom desempenho no quesito Preço Valor Patrimonial (P/VPA), índice demonstrativo de que o mercado acredita que a companhia tem um valor superior ao seu patrimônio.
Metodologia
Para definir as melhores empresas, a Agência Estado e a Economática analisaram sete critérios de forma igualitária para reduzir qualquer disparidade entre empresas grandes e pequenas. Todos os pontos são relacionados à perspectiva dos acionistas: variação do retorno sobre patrimônio líquido, preço/lucro, preço/valor patrimonial da ação, dividendo/valor patrimonial da ação, oscilação, volatilidade e liquidez em Bolsa. Em sua 14ª edição, o prêmio avaliou balanços de 209 empresas de capital aberto referentes a 2013.
Segundo Mauro Figueiredo, presidente da operadora, o prêmio é uma referência entre as empresas de capital aberto. “A classificação entre as finalistas reflete o compromisso da nossa empresa com o crescimento sustentável, alicerçado na eficiência de gestão de custos e de despesas, e na excelência de seus produtos e processos”, afirma.
Figueiredo lembra que em 2014 a empresa intensificou sua atuação em segmentos emergentes, como o de pequenas e médias empresas e o de planos individuais. Para ele, o número de beneficiários nestes segmentos deve crescer a taxas superiores a 25% ao ano. A empresa investe também em diferentes canais de venda, entre eles os canais do Bradesco e a entrada em operação da Brasildental, joint venture com o Banco do Brasil.
T.C.
Revista Apólice