A Califórnia oferece uma quantidade de desastres mais do que suficiente para roubar noites de sono dos profissionais da área de seguros – ondas de calor, incêndios florestais e os terremotos típicos da região, por exemplo. Felizmente, a mais recente ação Grand Theft Auto V (GTA), da Rockstar Games, não vai adicionar mais preocupações, embora o rastro de caos e destruição deixado em Los Santos, um simulacro de Los Angeles, aguçou a curiosidade dos especialistas da companhia. E se fosse verdade? O quanto o GTA custaria na realidade, em termos de sinistros?
No quinto jogo da série do Grand Theft Auto, os personagens principais praticam uma série de assaltos e arrasam os locais onde passam – casas são queimadas, carros destruídos e um helicóptero destroçado. Sob o pretexto de ‘pesquisa’, dois especialistas Allianz jogaram o game para avaliar o custo da aventura. O resultado? Depois de uma hora e 39 minutos de jogo, eles estimaram o prejuízo total acumulado em cerca de € 9.557.280 milhões (quase R$ 29 milhões).
De acordo com Robert Übler, gerente de divisão se serviços automotivos, e Alexander Drumm, diretor de Mobile Claims Service, ambos da Allianz na Alemanha, o maior custo ocorreu à marca de 1 hora e 28 minutos do game. Neste momento, duas turbinas a gás colidem a 100 km/h com 18 locomotivas da empresa Union Pacific Company, em cima de uma ponte. Ambos os motores ficam totalmente destruídos. O custo total de perda é de € 6 milhões (R$ 18,12 milhões). Além disso, cerca de 300 metros de trilhos são destruídos a um custo de € 1.500.000 (R$ 4,5 milhões). Não foram incluídos na avaliação os danos estruturais causados à própria ponte, pois seriam necessários dados mais abrangentes.
Em comparação, a destruição de um helicóptero por um caça a jato na marca de 1 hora e 39 minutos de jogo parece ser pequena. Embora os danos causados por escombros caindo no chão em uma área residencial de Vinewood Hills (Hollywood Hills) não pode ser avaliado, o helicóptero é semelhante a um Eurocopter AS- 350, cujo valor é de € 1.580.000 (R$ 5 milhões). O resto dos danos acumulados durante os 100 minutos de jogo são resultados de perseguições de carros, coquetéis molotov e danos em aeronave.
De acordo com o Guinness Book of Records, o GTA5, que foi lançado em 17 de setembro, quebrou seis recordes mundiais em seu lançamento, como a maior receita já gerada por um produto de entretenimento em 24 horas (R$ 1,8 bilhão). Ele também estabeleceu o recorde de tempo em que um produto de entretenimento esgotou. Em apenas três dias, o game sumiu das prateleiras e a produtora contabilizou mais de R$ 2 bilhões em vendas.
A.C.
Revista Apólice