Para atender seus mais de 20 milhões de segurados, a Bradesco Seguros colocou em projeto piloto a sua Carteira Digital, para atender a demanda de clientes que eventualmente precisam ter acesso aos serviços e benefícios dos produtos de seguro sem o porte do cartão físico, principalmente em momentos de emergência.
A necessidade para a elaboração deste aplicativo surgiu após a ação do grupo de inovação da seguradora, que possui pólos em cada segmento do Grupo. “No pólo de saúde, surgiu a demanda de criar uma forma de atender o cliente que não estivesse portando o seu cartão. No seguro auto, a necessidade era a utilização do desconto na rede de estacionamentos Multipark, em São Paulo, também sem o cartão. ´Há ainda carteiras que não possuem nenhum tipo de identificação, como previdência, capitalização e residência, por exemplo”, explicou Enrique Adan, Diretor de Soluções Digitais da Bradesco Seguros.
O aplicativo será disponibilizado ao público nas plataformas iOS e Android a partir do segundo semestre. Sobre a adesão dos clientes à nova plataforma, Adan acredita que ela será grande. Como exemplo, ele citou a utilização do aplicativo do Banco, que já teve mais de 9 milhões de dowloads. Além disso, 88% das transações bancárias são feitas por meio eletrônico, sendo que 20% são oriundas de aparelhos celulares.
Mais do que um simples espelho dos cartões físicos, a Carteira Digital Bradesco Seguros é um aplicativo robusto, com todos os recursos de segurança e autenticação. Para o segmento Saúde, o aplicativo conta com QRCode e token com código randômico, garantindo a segurança na identificação do usuário e nas transações com a rede de atendimento, que poderá ser avaliada pelos clientes de forma interativa. Nessa fase inicial, dez clínicas conveniadas do Rio de Janeiro e de São Paulo foram treinadas para utilizar a leitura do QRCode pelo sistema de gestão da Orizon, que faz a integração da rede com a Bradesco Seguros.
Com a Carteira Digital, o cliente do segmento Saúde ganhará, ainda, mais tempo e agilidade no atendimento, pois a Clínica/Hospital consulta seus dados pessoais e aprova o serviço automaticamente.
Clientes do Bradesco Seguro Auto poderão continuar a ter acesso a descontos nos estacionamentos das redes GEpark e Multipark, só que agora por meio do celular. Todos os clientes do Grupo poderão se beneficiar de descontos em peças de teatros, concertos, exposições e eventos que façam parte do Circuito Cultural, programa de patrocínios culturais do Grupo Segurador.
Segundo Adan, a divulgação da Carteira Digital será amplamente feita pela mídia e pelos canais de distribuição da companhia.
Kelly Lubiato
Revista Apólice