Ultima atualização 17 de abril

Mapeamento identifica iniciativas de educação financeira no Brasil

Levantamento traz mais de 800 projetos, 60% são gratuitos

A preocupação com educação financeira no Brasil é recente, ainda mais quando se olha para um fator que depende de tempo e bases sólidas para ser consolidado em meio à população. Infelizmente, isso ainda é pouco observado no comportamento do brasileiro. Para mudar esse quadro, é preciso que os setores da economia, juntamente com o Governo, invistam em medidas práticas que possam ser adotada a fim de cobrir essa lacuna que existe no processo de aprendizagem entre o consumidor e suas finanças.
Em 2010, ouviram-se as primeiras coordenadas sobre a necessidade de difundir uma cultura que pudesse incutir nas pessoas a importância de não ficar “superendividado”. Essa expressão é a correta, pois endividamento, em algum momento, todos os indivíduos passam. É um processo natural em certas circunstâncias. Financiar um automóvel, por exemplo, é um tipo de endividamento que, planejado e feito no momento correto, não levará as finanças ao declínio.
Na última terça-feira, 15, na BM&F Bovespa, em São Paulo, foi realizada a apresentação do 1º Mapeamento da Educação Financeira no Brasil, elaborado em conjunto pela ENEF (Estratégia Nacional de Educação Financeira), AEF-Brasil e com patrocínio do Serasa Experian, que visa esclarecer os pontos fortes e os pontos deficientes que permeiam essa questão.
Apresentado por Silvia Moraes, o estudo tem como foco conhecer o cenário brasileiro e promover reflexões de desafios ou oportunidades. Foram mais de 800 iniciativas de educação financeira encontradas, dessas, 317 foram credenciadas no estudo de maneira voluntária com preenchimento total do cadastro.

De quem e para quem

Os dados levantados demonstraram que, das iniciativas encontradas, 47% são feitas a partir de empresas públicas e privadas, acompanhadas de 23% de órgãos públicos e 19% individuais. Dessas iniciativas, 60% são gratuitas e 50% têm atuação nacional, mas as maiores ofertas ainda estão nas regiões Sul e Sudeste, há pouca iniciativa nas regiões Norte e Nordeste, o que desperta um alerta, já que, comprovadamente, esses locais são também os que têm maior carência desse tipo de educação. Embora o nível de renda seja baixo, essa população também é consumidora e precisa estar ainda mais atenta aos gastos.
Em relação à faixa etária, os mais atingidos são pessoas entre 19 e 29 anos (45%) seguidos da faixa que vai dos 30 aos 50 anos (42%). Revelando, então,  outra lacuna que precisa ser preenchida: os idosos. Esses muitas vezes, especialmente em cidades mais afastadas, ainda são os responsáveis por custear os gastos familiares e faltam-lhes as informações necessárias para fazer isso com sabedoria.
A formação de consciência é o principal objetivo das iniciativas de Educação Financeira, que visa fomentar a autonomia e a cidadania dos indivíduos. Para que isso ocorra é preciso democratizar o acesso às informações e isso se faz prestando atenção nos meios de atingir a população, não apenas de continuar com o trabalho que já vem sendo desenvolvido nas regiões centrais, mas expandindo-o para os locais periféricos fazendo uso de ferramentas que realmente irão atingi-los. A internet hoje é um meio muito utilizado para difundir a importância da educação financeira,mas, pela necessidade universal dessa aprendizagem, fica claro que esse método pode não ser o único possível. As cidades longínquas e os idosos não têm acesso amplo a computadores ou conexões de internet, portanto, é preciso pensar em medidas criativas e expressivas que possam alcançar os diferentes públicos, garantindo que a cultura do cuidado com o dinheiro se espalhe pelo País. Silvia abre as portas para que mais iniciativas possam ser identificadas no futuro.  “O setor varejista oferece grande oportunidade nas ações de educação financeira, bem como a sociedade civil e os órgãos de defesa do consumidor”, apontou.

Amanda Cruz/Revista Apólice

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