A Mongeral Aegon registrou em 2013 um aumento de 22% nas vendas de seguros de vida, se comparado a 2012, com grande participação de clientes individuais, e um crescimento de 15% no faturamento, que alcançou R$ 625 milhões. A seguradora é uma das dez maiores do país não ligada a banco.
Entre janeiro de dezembro de 2013, as provisões técnicas líquidas de resseguro – reserva financeira que as seguradoras devem ter para atender às possíveis demandas – atingiram R$ 492 milhões, resultado 23% maior que o observado no ano anterior. “Nosso resultado foi fruto das estratégias adotadas, em especial a expansão regional, que nos permitiu aumentar nossa presença e solidificar operações, e a reestruturação da diretoria comercial em quatro diferentes canais – rede, corporativo, previdência privada e previdência pública – o que permitiu melhorar nossa performance”, afirma o presidente, Helder Molina.
Ao longo do ano, as despesas administrativas cresceram 15% em relação a 2012, resultado dos investimentos contínuos, como para aumento do número de colaboradores e infraestrutura. “Seguimos investindo de forma compatível com o aumento das nossas receitas, estratégia que se mostra sustentada ao longo de uma década de crescimento constante”, avalia Helder.
As estratégias de investimento para sustentar o crescimento da empresa e o cenário macroeconômico levaram o lucro líquido a crescer 3% em relação ao ano anterior, fechando em R$ 18,7 milhões. O capital total segurado pela companhia alcançou R$ 123 bilhões. “Este é um número que nos orgulha, pois significa de fato o tamanho do nosso compromisso com nossos clientes, razão maior das decisões que tomamos no dia a dia”, declara Helder.
Os resultados alcançados pela companhia em 2013 são consequência do novo posicionamento e da nova estratégia da empresa, intensificados no último ano. Em setembro, foi anunciada a criação do Grupo Mongeral Aegon, formado pela seguradora de vida e previdência, um fundo de pensão, a asset e uma empresa de gestão previdenciária.
“Nossos esforços estão voltados para um crescimento orgânico, fortalecido pelo propósito de prestarmos um serviço cada vez melhor para nossos públicos. Por esse motivo, estamos investindo não apenas na abertura de novos escritórios e na ampliação de nosso portfólio, mas principalmente na capacitação de nossos funcionários e nossa força de vendas. Somos uma empresa feita de pessoas para pessoas e, com isso, queremos fazer com que os nossos colaboradores trabalhem, cada vez mais, para ajudar os clientes a planejarem seus futuros financeiros”, destaca Helder.
A.C.
Revista Apólice