O Generali Group registrou o melhor resultado operacional em seis anos e cresceu 5,3% em 2013, fechando com lucro de 4,2 bilhões de euros. Os números foram impulsionados pela melhoria dos resultados operacionais no seguro de Vida e nas Linhas Corporativas Patrimoniais (P&C).
A receita de prêmios ficou estável em 66 bilhões de euros e o lucro líquido chegou a 1.915 bilhão de euros (2,66 bilhões de dólares).
Em balanço mundial divulgado no mês de março, a seguradora informou que pretende pagar um dividendo por ação de 0,45 euros, mais do que o dobro do valor praticado em 2012, que era de 0,20 euros.
Os setores patrimonial e contra acidentes da companhia registraram alta de 3,5% no resultado operacional, com valor superior a 1,6 bilhão de euros, apesar de um impacto de 460 milhões de euros gastos com catástrofes naturais, especialmente inundações e tempestades que atingiram países como França e Alemanha de junho a outubro do ano passado.
Apenas no quarto trimestre, o lucro líquido da seguradora foi de 324 milhões de euros, recuperando a empresa de uma perda de mais de um bilhão de euros em 2012. “2013 foi um ano fundamental para a recuperação da companhia. Os resultados confirmam que estamos no caminho certo das metas do nosso plano estratégico. Pela primeira vez, depois de muitos anos, o nosso resultado líquido deriva inteiramente das nossas operações de negócios ao invés de ser impactado por itens extraordinários”, afirma o CEO da seguradora, Mario Greco.
“Muito ainda precisa ser feito para atingir as metas propostas pelo grupo”, reconhece Greco que garante que a dívida da empresa em 2014 será reduzida de maneira ainda mais significativa. “Estimamos melhorar o resultado operacional e o lucro líquido, em linha com o plano que busca aumentar gradualmente a rentabilidade para nossos acionistas”, completa o executivo.
No mercado interno, a Generali Brasil Seguros fechou o ano de 2013 com crescimento em todas as linhas de negócio, com R$ 849,8 milhões em prêmios emitidos, valor que representa um incremento de 96% na comparação com o ano de 2012. Os números foram puxados especialmente pelas Linhas Patrimoniais Massificadas, que cresceram 131%, e as Linhas Corporativas, que tiveram aumento de 86%. Os números de 2013 são maiores em todas as linhas de negócio, com destaque para o seguro de automóvel e patrimonial corporativo.
A estratégia de aumento da capilaridade iniciada em 2012 teve sequência em 2013 e, com isso, a empresa expandiu sua presença por toda a região Nordeste, nos principais estados da região Norte e no interior dos estados de São Paulo e Rio Grande do Sul. Essa estratégia seguirá sendo executada durante o ano de 2014.
Nos primeiros seis meses de 2013, a seguradora subiu sete posições no ranking da Susep (Superintendência de Seguros Privados). No mesmo período, no Brasil, a companhia começou a oferecer o Stop Loss, uma linha de seguros criada para proteger as empresas contra perdas financeiras relacionadas a planos de saúde.
T.C.
Revista Apólice