Há alguns anos o Gartner, consultoria especializada em análise, publica as 10 maiores tendências tecnológicas. Ao se falar de tendências em tecnologia, um dos significados a considerar é o de “estratégico”, isso porque quando uma tecnologia começa a se destacar não significa necessariamente que ela é nova, mas, sim, que passa a ganhar relevância dentro de um contexto específico.
No atual cenário tecnológico onde a TI faz parte da estratégia de Negócio das empresas, gerenciar e administrar sistemas de informação não se limita, a saber, o estado atual dos equipamentos e demais soluções. É preciso se antecipar às mudanças tecnológicas que estão à frente e preparar o ambiente para as futuras necessidades.
Computação em Nuvem, Mídias Sociais, Mobilidade, BigData e Internet de Tudo, são algumas das tendências que se repetem ano a ano, confirmando o que está sendo apontado. Por muitas empresas, tais tendências, já são reconhecidas e trabalhadas, por muitas outras ainda são negadas ou ignoradas. O mais interessante é que as tendências podem ser enxergues como consequência entre si, e neste caso uma ida sem volta para quem assume considerá-las.
Facebook, Twitter, LinkedIn, YouTube e outras dezenas de formas de interação social na web vêm sendo usadas há alguns anos e a cada dia as pessoas ou empresas sofrem, mais e mais, as consequências de sua utilização. O Facebook é a maior rede social do mundo e o Twitter a maior forma de comunicação rápida em termos globais. Desde pagar contas até cuidar dos filhos, enquanto eles estão na escola, tudo é uma grande experiência online, em que o cotidiano e a interação com as outras pessoas se tornam socialmente virtuais. Nesta crise social surge a oportunidade, para as empresas, de conseguir tecnologia para mapear o perfil e as ações de tudo e de todos a fim de criar o melhor produto e ter o melhor preço, perfeitamente adequado a cada um dos clientes. Também surge uma maior Exposição da Marca e a necessidade de ter ferramentas para entender como a Marca está sendo visualizada nesta babilônia digital.
O numero de telefones celulares já ultrapassaram os PCs como dispositivo mais comum de acesso à web em todo o mundo. Aproximadamente 4 bilhões de pessoas no planeta usam telefone celular e apenas cerca de 3,5 bilhões de pessoas, na verdade, usam uma escova de dentes. O mercado de telefonia móvel global deve alcançar os $ 22 bilhões de dólares em 2016. Em 2010, o valor alcançado por esse mercado era de US $ 3,4 bilhões. Com isto dois grandes efeitos podem ser percebidos, sendo, o de a Mobilidade ser instrumento para a entrada de informações nas Mídias Sociais e o impulso do crescimento de “apps” e do browser como ambiente principal de desenvolvimento de aplicações empresariais.
A Internet já está expandindo-se além dos PC e dispositivos móveis. TV, geladeira, câmeras, microfones, edifícios, sensores, etc, possuem acesso à internet, permitindo que todos os tipos de objetos se comuniquem e se interajam. Quase tudo tende a ligar-se à Internet. Se as pessoas já geravam um grande volume de dados, imagine agora a geração de dados a partir de dispositivos e a infinidade de oportunidades de trabalhar estes dados afim de gerar informação e utilizada como conhecimento.
Com a exigência de maior nível de segurança, capacidade de armazenamento de dados e processamento de informações, novas arquiteturas de sistemas e aplicações necessitando serem cada vez mais rápida, a tradicional arquitetura de Infraestrutura não mais se faz eficiente. Já são uma realidade Plataformas Corretoras de Serviços, Condomínio de Infraestrutura, Clouds Pessoais, Cloud Pública, Cloud Híbrida, IaaS, etc.
Os grandes volumes de dados não demandam apenas mudanças no armazenamento, eles também demandam novas formas de analisar uma variedade de informações, inéditas até hoje, e na velocidade de um Click. Neste contexto surge o Big Data – sistemas de análise de grandes volumes de dados.
E o que o Mercador Segurador tem a ver com estas tendências? Tem tudo a ver!
A força da Web, aumentada pela Mobilidade faz nascer a necessidade de interação online entre Segurado/Terceiro e Seguradora. Assistência 24 horas com indicação de rota e posicionamento através de um “apps” é o mínimo que se pode oferecer atualmente. A definição do perfil através das informações das redes sociais ajuda o Segurador a conhecer melhor o Segurado, criando melhor e mais rápido os Produtos que serão consumidos e gerando a diferença entre as melhores Seguradoras e as demais Seguradoras.
As mudanças são inerentes à vontade de que elas ocorram e para cada perda que ocorre, resultado de determinada mudança tecnológica, existe uma tecnologia que compensa a perda ocorrida. Basta saber utilizar as tecnologias corretamente!
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