Resultado do processo de regionalização iniciado em 2010, as unidades regionais da Berkley registraram desempenho positivo ao longo de 2013. O maior crescimento foi da Regional Sul, com 70% de incremento na produção, seguido pela Regional Norte/Nordeste, com 37,4%, e Regional Leste, com 26% de aumento na comercialização de produtos no período.
De acordo com o diretor comercial da companhia, Gabriel Prezenszky, a política de regionalização e a especialização da área de vendas foram fatores fundamentais para as metas alcançadas.
Segundo ele, cada vez mais as regionais estão estruturadas para gerenciar a produção e riscos locais. A companhia tem contratado profissionais técnicos especialistas nos produtos operados, descentralizando, desta forma a operação de subscrição, o que proporciona agilidade no processo e uma maior expertise nos riscos de cada região.
Outro ponto abordado pelo diretor comercial diz respeito à especialização da área de vendas em relação aos produtos comercializados. “A companhia deixou de ter profissionais generalistas e hoje conta com especialistas que atuam como interlocutores dos corretores, tendo uma melhor compreensão e ação em relação às necessidades dos mesmos. Consequentemente, temos um incremento na produção”, enfatiza Prezenszky.
Ainda conforme ele, o processo de regionalização esteve entre as metas estabelecidas pela Berkley desde o início das operações no Brasil, em 2006. A partir de 2010, o projeto de sua implantação foi intensificado e hoje encontra-se em fase de consolidação. “A ideia é fortalecer ainda mais nossos escritórios regionais para que os mesmos tenham autonomia de atuação”.
A.C.
Revista Apólice