A Susep, conforme publicado no Diário Oficial desta quarta-feira (25/9), suspendeu a autorização para comercialização de títulos de capitalização da empresa Aplub Capitalização. A medida vale para operações que prevejam ou impliquem em cessão do direito de resgate à Associação Aplub de Preservação Ambiental (Ecoaplub).
Em nota divulgada na tarde desta quarta-feira, 25, a Aplub informou que o título Ecoaplub não está sendo comercializada desde julho deste ano. Confira a íntegra do comunicado abaixo:
“A Aplub Capitalização, dentro das novas ações comandadas por sua diretoria, definiu que a venda de títulos de capitalização com cessão de direito de resgate para a ECOAPLUB, não seriam mais comercializadas desde julho de 2013, em alteração à mudança normativa que havia entrado em vigor. Inclusive, comunicamos à Susep – Superintendência de Seguros Privados, por escrito, que operaríamos com outras Entidades (FENAPAEs, APAEs regionais, IDESC entre outras).
Hoje, recebemos com surpresa a notícia da autarquia sobre a suspensão desta cessão para a ECOAPLUB, decisão esta já tomada em julho pela própria Aplubcap e comunicada à Susep, sobre situações que não existem mais.
As operações com a ECOAPLUB estão sendo revisadas entre as duas instituições (Aplubcap e ECOAPLUB) e, no momento em que definirmos as novas operações de cessão de direito de resgate para esta Associação, comunicaremos à Susep, já com as devidas adaptações exigidas pela Circular Susep nº 460, de 21 de dezembro de 2012, e demais normativos.
Desconhecemos os motivos que levaram a Susep a decidir sobre algo que já estava resolvido e finalizado há mais de dois meses. Tal comunicado emitido nesta data prejudica a imagem da companhia, que opera no mercado de previdência, seguros e capitalização há quase 50 anos.”
A.C.
Revista Apólice