Dia 31/5 foi celebrado o Dia Mundial Sem Tabaco, data criada em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como incentivo ao abandono do tabagismo. A SulAmérica reconhece a importância da diminuição do consumo de cigarros entre seus segurados, em prol do bem estar e da longevidade. Por meio do Saúde Ativa, conjunto de programas de promoção à saúde e prevenção de doenças, atua na conscientização de fumantes e orientação para os que querem deixar o hábito.
O Brasil édestaque na luta contra o tabagismo, afirmando medidas como a proibição de cigarros mentolados e investimentos em medidas de controle do fumo, realizadas por hospitais públicos. Atualmente, 10,3% da população brasileira são fumantes, contra 16% constatados em 2008, segundo pesquisa feita pela Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico).
A SulAmérica também registrou menos fumantes entre seus segurados. Em pesquisa respondida em 2012 por 14.366 participantes do Saúde Ativa, 8,7% afirmaram ser fumantes, contra os 11% registrados em 2008. Em 2012, 15,29% dos participantes declararam abandono do hábito de fumar, sendo a maioria masculina, 17,9% entre os homens participantes do programa (62,7%) e 11,1% das mulheres (37,3%).
“O ato de fumar já foi sinônimo de charme, mas atualmente existe um alto grau de conscientização sobre como esse hábito pode ser prejudicial. Essa conscientização é resultado de iniciativas globais para diminuir o consumo do tabaco. O Saúde Ativa, por meio de seu projeto de conscientização e orientação, contribui para a queda no número de segurados fumantes e para a adoção de hábitos mais saudáveis”, comenta a superintendente de Serviços Médicos da SulAmérica, Regina Mello.
A.C.
Revista Apólice