Ultima atualização 30 de janeiro

ANSP discute relação entre o Código Genético e o Seguro

Foram expostas opiniões da médica Marisa Gazel e do advogado Paulo André Minhoto

Diante de 60 pessoas, o presidente da ANSP, Academia Nacional de Seguros e Previdência, Mauro César Batista iniciou a 3ª edição do Café com Seguro, evento que abordou a relação entre o Código Genético e o Seguro no auditório do Sindseg SP, localizado no centro de São Paulo.

O diretor de relacionamento com o segmento de Previdência Privada e Vida da ANSP, Dilmo Bantim Moreira, introduziu os dois participantes do debate, Marisa Gazel, médica assistente da M.A. Gazel Assessoria Médica Securitária, e Paulo André Minhoto, advogado especialistaem Seguros da Minhoto AdvogadosAssociados.

Marisa Gazel expôs aspectos médicos sobre as doenças predispostas, o processo de avaliação e como os exames e conhecimentos aprofundados dessas doenças são de extrema importância não apenas para o direcionamento do seguro, como para a determinação de um tratamento mais adequado para cada paciente: “O exame do código genético não é uma discriminação, na verdade é uma avaliação de risco. O que esperamos para o futuro é a ampliação dos estudos sobre o genoma e até a realização de transplantes de genes”, destacou.

Já Paulo André Minhoto citou como os diagnósticos médicos são resultados delicados e podem influenciar a vida de cada indivíduo, como as seguradoras precisam tratar o uso dos exames genéticos com cautela, pois ter predisposição e chegar a desenvolver uma doença são circunstâncias distintas. Ele também abordou como as leis criadas por órgãos mundiais provocam mais polêmica entre aplicar o exame genético para esse fim, ou não. “O tema é novo em termos de legislação e o conceito do ser humano em dizer que o código genético pertence a cada indivíduo também está errado, pois esse material genético é patrimônio da humanidade e a divulgação pode até criar problemas futuros”, sinalizou o advogado.

No final, a plateia teve espaço para expor sua visão, acrescentar dúvidas, opiniões e interagir sobre o tema que ainda requer muito desenvolvimento e aprofundamento. “Após pesquisa e conversa com profissionais da área médica surgiram perguntas como os testes de genoma são bons, interessantes e podem melhorar uma série de coisas, mas com relação ao seguro é uma ação legalizada? A lei apoia isso? Foi então que surgiu a proposta de realizar um debate sobre o tema”, revelou o mediador e organizador do encontro, Dilmo Bantim Moreira.

“O tema desse encontro é evolutivo e está em fase de experimento no Brasil. Além disso, o Café com Seguro é um exercício de cátedra com o foco na troca de conhecimentos de forma sadia e sem interesses”, finalizou o presidente da ANSP, Mauro C. Batista.

J.N.

Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO