Depois de receber um público de 320 mil pessoas em sua passagem por São Paulo, a exposição “Impressionismo: Paris e Modernidade” chega ao CCBB do Rio. As obras pertencem ao acervo do museu d’Orsay, um dos mais visitados no mundo.
A mostra, que vai de 22 outubro de 2012 a 13 de janeiro de 2013, no CCBB Rio de Janeiro, tem patrocínio e seguro do Grupo BB e Mapfre e tem a Fundación Mapfre e o próprio Centro Cultural do Banco do Brasil como seus principais realizadores.
A exposição reúne seis módulos, sendo três deles dedicados à vida da cidade: “Paris: a cidade moderna”, “A vida urbana e seus autores” e “Paris é uma festa”. Nessa parte estão as cenas e vistas do rio Sena e da catedral de Notre-Dame de Paris retratadas por Pisarro e Gauguin; a vida burguesa retratada por Renoir; o cotidiano mundano das prostitutas em quadros de Toulouse-Lautrec; e as bailarinas de Degas.
Os outros três módulos são “Fugir da cidade”, “Convite à viagem” e “A vida silenciosa”. Nessa divisão estão artistas que buscaram a tranquilidade do campo como forma de inspiração, como Claude Monet, que se mudou para Argenteul, no interior da França, e depois para Giverny; Van Gogh, que decidiu seguir para Arles com a finalidade de formar uma colônia de artistas; Gauguin e Émile Bernard foram viver na Bretanha; e Cezanne que voltou a Aix-en-Provence para “redescobrir a luz”.
“É uma honra para o Grupo BB e Mapfre participar como patrocinador de uma iniciativa desta grandeza. Além de reconhecermos a magnitude da exposição, entendemos que a arte está diretamente ligada à democratização do conhecimento e traz às pessoas a importância da reflexão”, afirma Roberto Barroso, presidente das áreas de Agro e Pessoas do Grupo.
“É, sem sombra de dúvida, um marco para o nosso Grupo patrocinar um evento dessa dimensão, no momento em que o Brasil, segundo a imprensa noticiou recentemente, aparece no topo do ranking mundial como sede das exposições mais visitadas no mundo”, comenta Marcos Ferreira presidente do Grupo nas áreas de Auto, Seguros Gerais e Affinities.
A mostra “Impressionismo: Paris e Modernidade” tem curadoria de Caroline Mathieu, conservadora chefe do Museu d”Orsay, Guy Cogeval, presidente do Museu d’Orsay e Pablo Jiménez Burillo, diretor geral do Instituto de Cultura da Fundación Mapfre, e trará ao Brasil um conjunto inédito de obras emblemáticas do Impressionismo, dando ao público a possibilidade de conhecer e entender melhor um dos mais importantes movimentos artísticos da história.
SERVIÇO
Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) Rio de Janeiro
22 de outubro de 2012 a 13 de janeiro de 2013
Rua Primeiro de Março, 66, Centro, RJ.
Terça a domingo, das 9h às 21h
Informações: (21) 3808-2020
G.F.
Revista Apólice