Ultima atualização 30 de maio

Projeto exige que clubes contratem seguro para atletas

Proposta em tramitação no Senado determina que entidades esportivas exijam comprovante de seguro de vida e contra acidentes

A participação de jogadores e treinadores de futebol nas competições pode ficar condicionada à comprovação de contratação de seguros de vida e contra acidentes pessoais. A determinação está contida num projeto de lei (PLS 531/11) do senador Zeze Perrella (PDT-MG), aprovado ontem pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

O projeto, que será examinado em decisão terminativa (sem necessidade de passar pelo Plenário do Senado) pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), modifica o artigo 45 da Lei Pelé (9.615/98). Basicamente, são feitas duas alterações: os técnicos de futebol são incluídos na cobertura e as entidades de administração do esporte deverão exigir a comprovação do contrato do seguro.

Na justificativa, Zeze Perrella diz que os atletas profissionais estão sujeitos a condições de trabalho que muitas vezes levam a graves acidentes, a lesões e até mesmo à morte. No entanto, as entidades que deveriam contratar os seguros muitas vezes não o fazem, segundo afirmou o senador.

— O projeto visa obrigar um efetivo cumprimento da norma legal, agora estendida aos técnicos, incentivando inclusive uma maior fiscalização da sociedade civil sobre as agremiações — afirma o senador Valdir Raupp (PMDB-RO), escolhido relator ad hoc, no relatório favorável à matéria.

Após constatar que o projeto original restringia o seguro a eventos decorrentes de ­atividade profissional, Raupp apresentou emenda para ampliar a cobertura obrigatória a eventos fora desse âmbito.

Mesmo ciente do aumento de custos para os clubes, o senador disse que a ampliação valoriza o maior patrimônio do futebol — seus jogadores e técnicos.

O projeto dá às entidades desportivas prazo de 180 dias para adequação. A partir daí, elas estarão sujeitas à responsabilização civil por eventual negligência em exigir a comprovação do ­contrato do seguro.

Jornal do Senado

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock