O 8º Encontro Feminino de Corretoras de Seguros, do Sincor-RS, contou com a participação de 511 mulheres, entre corretoras e operadoras do mercado segurador do Rio Grande do Sul.
Na cerimônia de abertura, a vice-presidente de Relações com o Mercado do Sincor-RS, Roseli Lustosa de Castro, recordou que em 2003 foi realizado o 1º Encontro no Hotel Embaixador, em Porto Alegre, com 280 participantes. “Podemos citar muitas conquistas, mas quero registrar a representatividade da mulher, tanto nas entidades do mercado segurador nacional quanto local, em empresas, na política partidária, enfim, há um desabrochar crescente de flores que perfumam nosso dia a dia”, afirmou.
O presidente do Sindseg-RS, Júlio César Rosa, traçou um rápido panorama da economia internacional e brasileira. Segundo ele, o Brasil surge como uma potência emergente, um mercado cobiçado e o setor de seguros têm muito a crescer.
Robert Bittar, presidente da Escola Nacional de Seguros, homenageou as mulheres ao entregar um buquê de flores a uma das participantes que estava na plateia. “O Rio Grande do Sul foi pioneiro neste tipo de evento dedicado às mulheres. A ideia foi seguida pelos Sindicatos de Corretores de outros estados”, pontuou.
O presidente do Sincor-RS, Celso Marini, ressaltou o crescimento da participação feminina na corretagem de seguros, nos últimos anos, mudando o panorama de atividade que era predominantemente masculina. “Acho totalmente antiquado considerá-las como adversárias, pois entendo que o trabalho em conjunto tem muito a acrescentar, tanto aos homens quanto às mulheres”.
A deputada federal Manuela D’Ávila (PCdoB-RS) destacou o crescimento econômico do Brasil e da nova classe média. Segundo ela, esse fato se dá muito em função da participação feminina, hoje responsável pelo sustento de milhões de famílias. Segundo a parlamentar, é preciso buscar espaços e avançar na luta pela equidade salarial.
As participantes assistiram a quatro palestras durante o encontro. A primeira delas foi da jornalista Martha Becker, diretora de uma empresa de comunicação corporativa que relatou sua experiência como empresária. Ela lembrou do começo em casa, há 12 anos, junto com sua sócia e mãe, Evane Becker, a evolução do negócio, a fixação de um objetivo a alcançar. Citou que é preciso sonhar com os pés no chão, buscar sempre a excelência no trabalho, inovar.
Ela encerrou sua participação apontando o exemplo de Rozeli da Silva, coordenadora da ONG Renascer da Esperança – uma gari de Porto Alegre que, em 1996, fundou uma creche no Bairro Restinga – que atende 200 crianças e hoje ganhou inúmeros prêmios por sua atuação social.
Durante 50 minutos, o jornalista multimídia David Coimbra (Zero Hora, Rádio Gaúcha, TV Com, RBSTV) instigou as participantes do evento. Começou dizendo que não faria uma palestra convencional e convidou a que fizessem perguntas sobre o tema “homem-mulher”. Advertiu que as mulheres sempre dominaram a sociedade, deixando para os homens coisas menos importantes como fazer guerras, tratar de economia, ou cuidar de esportes, enquanto elas geravam vidas.
O título da palestra de Eduardo Shinyashiki era “Vencendo Desafios e Construindo o Futuro” – o mesmo que motivou o tema do 8º Encontro Estadual Feminino de Corretoras de Seguros. Umas das mensagens passada ao público feminino é que, em qualquer situação, não basta ser a número um, mas ser a única, a pessoa capaz de marcar sua presença perante os outros. O importante é fazer e ser a diferença.
O painel das seguradoras contou com a homenagem de Alberto Lohmann, superintendente executivo regional no Rio Grande do Sul da Bradesco Seguros, a corretora Eliana Coronas Só, recuperada de um grave problema de saúde.
Também participarem do momento Maria Helena Darcy de Oliveira, diretora de RH da Icatu Seguros; Nilton Celente Bermudez, diretor de Produção do GBOEX Previdência Privada e representando a Confiança Companhia de Seguros; Paulo Roberto Santos Trindade, diretor Territorial Rio Grande do Sul da Mapfre Seguros, Karen Pinto, gerente Comercial da Porto Seguros e Marina Melo, representante da Liberty Seguros. Os painelistas – cada qual ao seu modo – homenagearam as mulheres.
Júlio César Rosa, diretor regional da HDI Seguros, interpretou ao violão uma música dedicada às mulheres.
Nelma Penteado foi a última palestrante e manteve a plateia atenta por quase uma hora. Usou de recursos corporais, audiovisuais transmitiu muita emoção às mulheres, dando valor ao lado positivo das pessoas.
O jantar de encerramento do 8º Encontro Estadual Feminino de Corretoras de Seguros teve um show de Claiton Amorim.
Durante a confraternização o presidente do Sincor-RS, Celso Marini, entregou ao coordenador da Confrasol A Confrasol (Confraria Solidária do Mercado de Seguros) Celso Cunha Azevedo, um cheque de R$ 3 mil, parte do total arrecadados com as inscrições do 8º Encontro Estadual Feminino de Corretoras de Seguros.
G.F.
Revista Apólice