A 8ª edição do Congresso Paulista de Infectologia começa amanhã (16) e vai até o dia 19 de maio, no Convention Center , em Campos do Jordão/SP, trazendo cursos, fóruns de debates, conferências, apresentações de pôsteres e discussão de casos clínicos.
O evento, que tem como tema central “A importância da Infectologia no cenário atual”, contará com a participação de especialistas sobre o assunto no Brasil. Segundo o Dr. João Paulo Toledo, infectologista do Hospital Sepaco, a ação será uma oportunidade para os profissionais se atualizarem sobre infectologia clínica, terapêutica e preventiva, além de exibirem seus trabalhos.
O Hospital Sepaco levará ao Congresso um relato de caso fatal de superinfecção bacteriana por Streptococcus pneumoniae em paciente com Influenza A sazonal. “Este caso confirma os resultados de estudos epidemiológicos sobre influenza e infecções bacterianas, isto é, episódios de gripe, que geralmente estão associados a infecções de corrente sangúinea por germes Gram positivos invasivos e, em alguns casos, a evolução pode ser fatal.”
O médico ressalta também a importância do preparo das equipes de saúde para as epidemias de influenza. “A sensibilização dos profissionais de saúde para o diagnóstico precoce, o manejo adequado dos casos e a adoção de medidas preventivas, como a vacinação para influenza A sazonal são fundamentais”, destaca Toledo.
A programação completa do congresso está disponível no site www.infectosp2012.com.br.
G.F.
Revista Apólice