A direção do IRB Brasil Resseguros mudou os Estatutos da Previrb – Fundação de Previdência dos Funcionários do IRB, ao final da administração atual. O Condel – Conselho Deliberativo da Previrb é formado por seis membros, sendo três indicados pelo IRB-Brasil e três eleitos, que representam os segurados. Toda a diretoria executiva da Previrb será substituída no próximo dia 16 e não poderá ser reconduzida visto haver impedimento estatutário de exercer mais de dois mandatos.
Aproveitando a ocasião, o IRB-Brasil está propondo mudanças nos estatutos visando reduzir o prazo necessário de cinco para dois anos, de filiação à Previrb, para que os funcionários novos, admitidos a partir de 2004, possam participar da direção executiva da entidade. Os funcionários que foram contratados sem concurso público podem ser indicados para integrarem a diretoria do fundo de pensões.
A alteração do estatuto possibilitará ao IRB-Brasil o controle total da Previrb, porque lhe permitirá indicar funcionários de confiança da atual gestão, tornando sem efeito prático a paridade do Condel no que concerne a deliberações, já que a empresa detém o voto de Minerva no Conselho.
A Previrb conta com mais de dois mil segurados e seu patrimônio está estimado em mais de R$ 1, 300 bilhão. Para Francisco Carvalho, presidente do Sintres, a mudança proposta nos estatutos da Previrb, demonstra claramente o interesse da diretoria do IRB-Brasil de que participem da nova administração do fundo, apenas funcionários de confiança da atual gestão, negando participação aos aposentados que representam a maioria dos segurados. “Os aposentados tem mais liberdade de expressão, já que não tem mais vinculo com o instituto e não podem sofrer sanções” explica ele. “Além disso, fica claro que estas alterações são uma forma de colocar no poder funcionários do interesse da direção do IRB-Brasil, que foram indicados por ela”, ressalta.
G.F.
Revista Apólice
Catástrofe gaúcha e o seguro agrícola
Os reflexos das enchentes no mercado segurador e lições para o futuro.