Ultima atualização 10 de abril

Comércio de bens de consumo duráveis na Europa segue com dificuldades

A Crédito y Caución, seguradora de crédito espanhola operadora do Grupo Atradius no Brasil, divulga o relatório Market Monitor: “Comercio de bienes de consume duraderos – comportamiento y perspectivas”, com uma análise do setor de bens de consumo duráveis em 11 países: Brasil, Bélgica, França, Alemanha, Holanda, Reino Unido, Estados Unidos, Irlanda, Itália, Espanha e México. Dada a exposição relativamente alta nesse setor, a Crédito y Caución mantém um acompanhamento constante, analisando regularmente a situação financeira das empresas, os índices de solvência, endividamento e rentabilidade.
Observando a relação de consumo de eletrodomésticos, móveis, eletrônicos, entretenimento e comunicações, em toda a Europa o setor está lidando com a tóxica combinação de alto custo de produção, menores margens de lucro e a alta competitividade com a menor demanda. Destaca-se também um perigo real de elevação da inflação, o que aumentaria por igual a pressão sobre os consumidores e o comércio. O cenário engloba o alto nível de desemprego, a limitação das receitas disponíveis devido às medidas de austeridade de governos, pressionando os varejistas e consumidores, e a relutância dos bancos em conceder empréstimos.
Na Holanda, os resultados do setor estão extremamente ligados ao mercado imobiliário, enquanto o relatório sobre a França destaca que nem o sucesso de novos produtos tecnológicos não supera o desgaste da participação de mercado de varejistas do segmento. A competição das vendas on-line é também um desafio ao comércio tradicional e um sinal para que os varejistas adaptem suas estratégias.
Na Alemanha, a demanda por bens de consumo duráveis está em crescimento saudável e nos Estados Unidos o aumento nas vendas de imóveis tende a impulsionar móveis e eletrodomésticos. Porém, em ambos os mercados, a inflação alavancada pelos preços de energia poderia dissuadir o consumo de bens duráveis.
No Brasil, o desempenho geral da economia do país e o aumento da renda familiar confirmam a condição de líder de mercado emergente. Há um forte crescimento nos indicadores de bens de consumo duráveis, que representa bom sinal para exportadores estrangeiros voltados para o Brasil.
Brasil – Manter o crescimento em 2012
Os bens de consumo duráveis registraram forte crescimento no final de 2011, que provavelmente continuará esse ano desde que se mantenham os bons resultados econômicos e não se materializem os riscos potenciais, como a crise econômica global.
Com base no crescimento do consumo privado, impulsionado pelo aumento na renda média e uma taxa de desemprego muito baixa, as vendas de bens de consumo duráveis não tiveram impacto com o aumento da inflação. Primeiro porque no Brasil esses produtos são vendidos em parcelas – no caso de produtos eletrônicos em até 24 vezes – e segundo, a redução do imposto sobre produtos industrializados (IPI), que permanece até o final de março, baixou os preços dos eletrodomésticos de linha branca desde o final de 2011.
A alta demanda interna também impulsiona as importações, graças à força do real e aos produtos asiáticos de baixo custo, sem causar pressões inflacionárias significativas. Contudo, os fabricantes nacionais tiveram impacto negativo por terem preços menos competitivos.
Para retenção de clientes, varejistas estão recorrendo a serviços financeiros, oferecendo cada vez mais cartões de crédito, seguros e títulos, e facilitando o pagamento de contas de serviço público nas lojas. Em relação à logística, as deficiências de infraestrutura limitam a gama de produtos disponíveis.
A competição dos três maiores players por participação de mercado no segmento de eletroeletrônicos domésticos é feroz. Além disso, as fusões no setor de varejo permitem maior investimento e expansão dos negócios, especialmente no Nordeste e nas cidades de Rio de Janeiro e São Paulo.

Revista Apólice área de seguros no Brasil

G.F.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock