Ultima atualização 30 de março

Seguralta oferece dicas para assinar contratos de seguro

Contratos: uma burocracia necessária. Normalmente eles são densos, apresentam textos com linguajar pouco usual e cláusulas difíceis de entender. O fato é que na hora de fechar um negócio ou contratar um serviço, os contratos são de fundamental importância, pois garantem a legalidade do acordo e estabelecem o compromisso e regras entre as partes. Nilton Dias, diretor comercial da Seguralta Franchising, rede de franquias voltada para o ramo de seguros, oferece dicas para quem está prestes a assinar um contrato.

– Leia tudo com atenção e peça esclarecimentos

O primeiro passo é ler o documento por completo. “Apesar de óbvio, muitos clientes ignoram esta fase. Antes de assinar qualquer documento, a leitura integral é imprescindível”, comenta Dias. Segundo ele, o mais recomendável é que o contrato esteja redigido em fonte tamanho 12 para facilitar a visualização e o entendimento do conteúdo.
Muitos contratos são redigidos com linguagem específica da área, ou até mesmo contêm trechos que podem ser interpretado de diferentes maneiras. “Questionar o emissor do contrato ajuda a resolver algumas dúvidas. Já no caso de cláusulas que geram dúvidas, o esclarecimento pode vir por escrito, em uma nova versão do documento”, explica.
Por isso a atenção aos pormenores faz tanta diferença. Mesmo que da mesma modalidade e com o mesmo título, os contratos não são exatamente iguais, pois cada seguradora elabora o produto de acordo com as características que ela julga importante e interessante, existindo variações que podem levar o cliente a ter grande prejuízo caso o dano não esteja amparado pelo contrato. “Um exemplo é a cobertura de queda de raio disponível no seguro empresarial, em que, em determinado produto, concede cobertura somente se o raio cair no endereço segurado e, enquanto em outro, a cobertura será concedida não importando onde o raio tenha caído. É um detalhe que faz toda a diferença”.

– Certifique-se de que o contrato supre as suas necessidades

Avaliar uma proposta de seguro pelo preço não é a melhor opção. É preciso analisar as necessidades do segurado e o que o seguro pode oferecer. “Para cada modalidade de seguro existem coberturas e cláusulas específicas, porém, de uma forma geral, é fundamental que o profissional corretor de seguros tenha conhecimento profundo dos produtos disponíveis e conhecimento das necessidades de cada cliente para que possa assim sugerir a contratação adequada. Definir a contratação de um seguro considerando somente o preço pode trazer prejuízos irreparáveis”, alerta.
De acordo com Dias, os exemplos de arrependimentos mais comuns em relação ao que foi contratado estão relacionados a não inclusão ou o baixo valor da cobertura que envolve indenização para terceiros. “Um caso comum ocorre quando um acidente causa danos à outra pessoa. Assim, é importante estar atendo às cláusulas de Responsabilidade Civil – Danos Materiais, Corporais e Morais para terceiros”.
Outra medida imprescindível para quem busca uma proposta de seguro adequada às suas necessidades é fornecer informações corretas e verdadeiras. No caso de um seguro de automóvel, Dias revela que a imprecisão nas informações sobre condutores, finalidade de uso, CEP de circulação, pernoite e guarda do veículo (em garagem fechada ou não) é o que gera mais problemas e recusas no pagamento de sinistros.

– Reflita sempre e desconfie de quem exige imediatismo

Depois de assinar um contrato, fica difícil voltar atrás, portanto, é importante estar certo do que está no documento. Analise cada cláusula e coloque na balança os prós e contras do negócio em questão. O contrato deve representar equilíbrio entre as partes interessadas. É preciso estar seguro para firmar o acordo. “Desconfie de quem exige imediatismo”, alerta Dias.
Se ainda houver dúvidas ou insegurança, mesmo depois de seguir as recomendações acima, investigue sobre a empresa com a qual se está firmando o negócio. “Pesquise sobre a reputação, seu histórico, se existem processos contra ela, com o mínimo de reclamações e o máximo de recomendações, como é o caso da Seguralta”, finaliza.

Notícias de empresas de seguros no Brasil

G.F.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock