Ultima atualização 14 de março

Conferência Brasil e Itália recebe apoio da Generali

A Associação Guido e Maria Carli, o Banco Central da Itália e a Associação Bancária Italiana organizaram nesta segunda-feira (12), em colaboração com a Embaixada da Itália no Brasil, a conferência “Brasil e Itália no contexto global: experiências e modelos de desenvolvimento”, organizada no âmbito do Momento Itália Brasil 2011/2012 (MIB).
A conferência, patrocinada pela Generali Brasil Seguros, foi realizada na Embaixada da Itália, em Brasília, é organizada com o Patrocínio Institucional da Presidência da República Federativa do Brasil e da Presidência da República Italiana.
Participaram do evento: Alexandre Tombini, presidente do Banco Central; Fabrizio Saccomanni, diretor geral do Banco Central da Itália; Guido Rosa, vice-presidente da Associação Bancária Italiana; Franco Bernabè, presidente de Telecom Itália; Andrea Beltratti, presidente do Conselho de Gestão de Intesa Sanpaolo; Federico Carli, vice-presidente da Associação Guido e Maria Carli; Gian Maria Gros-Pietro, economista da LUISS Guido Carli; Gherardo La Francesca, embaixador da Itália no Brasil; Octavio de Barros, chefe economista do Banco Bradesco.
O objetivo da conferência foi promover a compreensão entre Itália e Brasil sobre as respectivas políticas econômicas e a consolidar os laços econômicos, financeiros e empresariais entre as classes dirigentes dos dois países. O tema foi o crescimento, em particular importância, para as infra-estruturas, materiais e imateriais, para a ativação e manutenção de um processo de desenvolvimento sustentável.
Em 2011, o intercâmbio comercial entre Brasil e Itália atingiu o valor recorde de quase 11,7 bilhões de dólares, aumentando em 28,5% com relação a 2010. As importações no Brasil da Itália – compostas em mais de 50% por produtos de alto valor agregado e alta intensidade tecnológica, como maquinários têxteis, embalagens, materiais plásticos, veículos, helicópteros, embarcações a motor, vacinas – cresceram em 28,6% respeito a 2010, atingindo o valor nunca registrado de 6,2 bilhões de dólares. Tal performance permitiu à Itália de aumentar sua cota de mercado, passada de 2,7% à 2,8%, e de confirmar-se como oitavo fornecedor do Brasil e o segundo entre os países europeus.
Por ocasião do evento, foitambém relançada a participação das empresas italianas no suporte à iniciativa Ciências Sem Fronteiras, programa varado pelo governo brasileiro que prevê a concessão de 100 mil bolsas de estudos para favorecer a internacionalização da formação de estudantes e pesquisadores brasileiros. A Itália é um dos cinco países parceiros de tal projeto e é previsto o acolhimento de 6 mil estudantes brasileiros na Itália durante quatro anos.

G.F.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock