As pressões competitivas continuarão para as seguradoras do México enquanto existe o foco de construir um nível da indústria com baixa penetração e atingir o segmento da crescente classe média. A pequena quantidade de crescimento prevista nos segmentos de vida e não vida será impulsionada, em parte, pelos preços e pela falta de demanda dos consumidores por produtos mais sofisticados, de acordo com um relatório da A.M. Best Co.
– O México é o segundo maior mercado de seguros na América Latina – atrás do Brasil -com um perfil de crescimento definido por um nível relativamente baixo de penetração de cobertura em 1,8% do produto interno bruto do país.
– Enquanto o segmento de vida aparentemente tem mais potencial de crescimento dos prêmios, a sua natureza de capital intensivo vai ser um desafio para algumas operadoras nacionais em meio à forte concorrência das subsidiárias estrangeiras que dominam o segmento.
– Laços tradicionais no México entre os setores bancário e de seguros vão ganhar importância mais estratégica como o aumento de concorrência em seguro bancário e outros canais. As vendas online cresceram e esforços de marketing futuros irão direcionar mais consumidores para locais de varejo, dirigindo uma necessidade competitiva para entrega de produtos com valor agregado.
– Perdas de subscrição em segmentos-chave de negócios e uma confiança em renda de investimento vão colocar uma pressão moderada sobre os níveis de capitalização para algumas operadoras nacionais e podem dificultar a sua capacidade de competir com subsidiárias estrangeiras controladas.
Gabriela Ferigato
Revista Apólice