Ultima atualização 10 de fevereiro

Brasil lidera mercado latino americano no seguro garantia

O Clube dos Corretores de Seguros do Rio Janeiro promoveu, ontem (09), almoço com palestra do diretor técnico da JMalucelli Seguradora, Gustavo Henrich, sobre o tema “Perspectivas do Mercado de Seguro Garantia para o Brasil”. Segundo o presidente do Clube, Amilcar Vianna, esse encontro teve como objetivo apresentar para os corretores associados e convidados o potencial dessa carteira e incentivá-los a operar no ramo. “É uma carteira que apresenta ótimas oportunidades para o corretor”, comentou Vianna.
Segundo Gustavo Henrich, o Brasil já lidera o mercado latino americano no seguro garantia, com 23% da receita regional, contra 21% do México, segundo colocado. “Ocorre que, no Brasil, o seguro garantia é comercializado há apenas 15 anos, enquanto no mercado mexicano é um produto vendido há mais de 100 anos”, comentou.
O executivo da J. Malucelli acrescentou que há ainda muito espaço para o crescimento da carteira. Prova disso é que a participação do ramo garantia na receita global do mercado de seguros no Brasil é de apenas 0,7%, enquanto na Argentina chega a 1,8% e, no México, está acima de 2%.
Ele assinalou ainda que, com os fortes investimentos realizados ou previstos na infraestrutura do país, no pré-sal, trem-bala e nos preparativos para a Copa do Mundo e Olimpíadas, além de programas do Governo tais como o Minha Casa, Minha Vida, é certo que o seguro garantia vai manter um ritmo de crescimento acelerado nos próximos anos. “Entre 2005 e 2010, essa carteira cresceu, em média, 40% a cada ano. Em 2011, houve uma desaceleração, pois muitos projetos foram adiados para este ano. Estamos certos de que a partir de agora esse crescimento será retomado”, observou Henrich.
O número de seguradoras que operam nesse segmento subiu de cinco para 28 players nos últimos cinco anos. Esse aumento da concorrência favorece o consumidor, pois deverá ser refletir no preço do produto. “Mesmo assim, o produto ainda é um tanto desconhecido no Brasil. Falta difundir a cultura do seguro no País”, frisou o palestrante.

G.F.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock