Ultima atualização 02 de dezembro

Abramge entrega prêmios de medicina e jornalismo

Em solenidade que contou com a presença de mais de 250 pessoas, a Associação Brasileira de Medicina de Grupo – Abramge – entregou no dia 30 de novembro, em São Paulo, os prêmios Abramge de Medicina e de Jornalismo deste ano, cujo tema foi HPV -  Prevenção e Tratamento. A cerimônia contou com a presença de representantes de todos os segmentos da Saúde Suplementar, além de sindicatos, associações, dirigentes de operadoras e profissionais do setor .
A jornalista Gabriela Silva Meneses, do jornal O Povo, de Fortaleza, foi a vencedora da 17ª edição do Prêmio Abramge de Jornalismo Domingo de Lucca Júnior deste ano. A ganhadora concorreu com quatro matérias de páginas inteiras, publicadas no dia 11 de setembro, no caderno dominical Ciência & Saúde, daquele diário, com o título “Estou com HPV. E agora?”.
A reportagem vencedora ouviu médicos e pesquisadores da Universidade Federal do Ceará e também do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), do Rio de Janeiro, e abordou as causas e tratamentos, e falou sobre prevenção, mostrando ainda casos de pessoas infectadas com o vírus e os tratamentos a que se submeteram.
Já a vencedora do prêmio Abramge de Medicina 2011 foi a ginecologista Patrícia Pereira dos Santos Melli, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRPUSP). O trabalho inédito de Santos Melli, com o título “Tratamento das Lesões Intra-epiteliais Cervicais de Alto Grau”, consistiu em atendimento cirúrgico e acompanhamento posterior de 97 mulheres da região de Ribeirão Preto, divididas em dois grupos: um portador do vírus HPV e outro que, além de ser portador do Papilomavirus humano, também era soro positivo para o HIV, o vírus da Aids .
Essas mulheres fizeram tratamento cirúrgico ambulatorial para a retirada de lesões no colo do útero e foram acompanhadas durante um ano para se obter o resultado da pesquisa. “Nossa proposta foi tratar a lesão causada pelo vírus HPV, que pode levar ao câncer de colo de útero, e constatar os resultados nos pacientes durante certo período”, diz Patrícia Melli.

G.F.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Comunicação