Ultima atualização 25 de novembro

Prêmio Abramge de Medicina 2011 divulga vencedores

A ginecologista Patrícia Pereira dos Santos Melli, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRPUSP) foi a vencedora da 17ª edição do Prêmio Abramge de Medicina de 2011, que teve como tema “HPV- Prevenção e Tratamento”. O trabalho inédito de Santos Melli, com o título “Tratamento das Lesões Intra-epiteliais Cervicais de Alto Grau”, consistiu em atendimento cirúrgico, acompanhamento dos casos e pesquisa realizada durante um ano com 97 mulheres da região de Ribeirão Preto, divididas em dois grupos: um portador do vírus HPV e outro que, além de ser portador do Papilomavirus humano, também era soro positivo para o HIV, o vírus da Aids.
Essas mulheres fizeram um tratamento cirúrgico ambulatorial para a retirada de lesões no colo do útero e foram acompanhadas durante um ano para se obter o resultado da pesquisa que, em linhas gerais, atesta que o citado tratamento deu muito bom resultado nos dois grupos. “Nossa proposta foi tratar a lesão causada pelo vírus HPV, que pode levar ao câncer de colo de útero, e constatar os resultados nos pacientes durante certo período”, diz Patrícia Melli.
Segundo ela, o tratamento cirúrgico, chamado de cirurgia de alta frequência, permite a retirada da lesão causada pelo vírus, com anestesia local e em ambulatório, de modo menos invasivo. “O acompanhamento das pacientes em 12 meses comprovou que houve 99,6% de resposta considerada positiva, com cura e/ou melhora nas pacientes com HPV que não são portadores do vírus da Aids. E ainda entre aquelas pacientes que são portadoras do HIV e têm o HPV, os resultados somaram 89,1% de cura e/ou melhora”, explica a ginecologista, para quem o tratamento é importante para se evitar o câncer de colo de útero, provocado pelo HPV.
“O objetivo do trabalho também foi checar se essa técnica de tratamento teria resultados diferentes entre as mulheres com HPV e aquelas portadoras do HPV e do HIV. E constatamos que, tanto um grupo como o outro conseguiram resultados importantes de melhora e cura”, garante a doutora.
A Comissão Julgadora do Prêmio Abramge de Medicina, encarregada de apurar e conceder notas aos trabalhos deste ano, foi composta pelos médicos: Hilo de Moraes Ferrari, ginecologista e obstetra; Jair Monaci, vice – presidente da Abramge São Paulo, representante da Abramge na Câmara Técnica sobre o novo modelo de remuneração dos Hospitais, vice- presidente e responsável pela Administração Médica da Lincx Sistemas de Saúde; Alberto José Niituma Ogata, presidente da Associação Brasileira de Qualidade de Vida e diretor de Responsabilidade Social da Fiesp, além de coordenador do MBA Gestão de Programas de Qualidade de Vida da Universidade Corporativa Abramge; Luiz Antonio Pardo, professor de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina do ABC; e presidida por Alexandre Lourenço, presidente da Universidade Corporativa Abramge e da Abramge São Paulo.
Os Prêmios Abramge de Medicina e de Jornalismo teve como ganhadora a jornalista Gabriela Meneses, do jornal O Povo de Fortaleza, que concorreu com jornalistas de todas as regiões brasileiras, com a reportagem “Estou com HPV. E agora?”, uma série de quatro matérias de páginas inteiras publicada no dia 11 de setembro. A premiação será entregue em solenidade de encerramento das atividades da Abramge de 2011 no dia 30 de novembro, em São Paulo.

G.F.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO