Ultima atualização 27 de outubro

Microsseguros é foco de palestra em Porto Alegre

Eugênio Velasques, diretor da Bradesco Seguros, dividiu com os gaúchos, na terça-feira (25), os resultados das pesquisas e estudos feitos pela companhia e entidades do setor para implantação do microsseguro e do seguro popular no Brasil. Ele abriu a palestra destacando a necessidade de diferenciar os conceitos de seguro de baixa renda e seguro de baixo prêmio, a fim de não gerar confusões para o consumidor, e ressaltou que existe muito espaço para crescimento. A enorme fatia da população brasileira que está nas classes B e C, 42%, garante inúmeras oportunidades para produtos como AP, funeral, prestamista, proteção financeira, vida, dental, auto, RC, rural e saúde. Somente em seguro residencial, pesquisas apontam que há cerca de 16 milhões de residências seguráveis na classe A no país. Ele alertou, no entanto, que com a evolução desse mercado surgirão oportunistas, que devem ser combatidos a fim de não comprometer a imagem do produto. “O foco tem que ser em educação, sem preocupação com meta, fazendo que o setor seja percebido como fornecedor dessa proteção”, orientou. O especialista apontou ainda alguns cenários: nesse segmento não haverá meta para vendas, os produtos vão ser julgados nas redes sociais, serão desenhados pelo público e terão que ser levado até ele. Para Velasques, o mercado segurador terá que ser disciplinado e quebrar paradigmas, já que esse “é o Brasil que a gente está aprendendo a conviver”.

Grupo de Trabalho da Susep discute o marco regulatório
O executivo integra o Grupo de Trabalho, criado em setembro desse ano pela Susep, para elaborar uma proposta que estabeleça regras especiais para o desenvolvimento do microsseguros no Brasil. Esse grupo promoveu quatro reuniões levantando as necessidades que servirão de base, para que uma comissão formada pela Susep elabore as regras para o setor. Além disso, foi definido o conceito de microsseguros, orientação de atuação no segmento, diretrizes e linhas gerais, regulação de produto, prudential e conduta de mercado. A expectativa é de que até junho de 2012 o trabalho esteja concluído. Esse mercado também deverá gerar cerca de 300 mil novos corretores de seguros em três anos e para isso sugeriu que a Escola Nacional de Seguros crie novos cursos. Velasques ainda destacou a edição de uma cartilha orientando o público sobre o seguro popular, seu papel e função, de forma inteiramente educativa. Ao final, sugeriu ao Sindseg-RS firmar parcerias com empresas e instituições e criar também no Estado uma cartilha institucional sobre seguros.

J.N.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock