A Coface Arena, nova casa do clube FSV Mainz 05, localizada na cidade de Mainz (sudoeste da Alemanha), recebeu sua primeira partida oficial no último dia 19 de julho, entre o time da casa e o Borussia Dortmund, pela Liga Total Cup, campeonato da pré-temporada alemã. A festa de inauguração oficial da Coface Arena aconteceu no dia 10 de julho, quando cerca de 20 mil torcedores se reuniram no antigo estádio para se despedir e caminharam em direção à sua nova casa.
Construído pela prefeitura de Mainz, com o apoio da Coface Alemanha, patrocinadora do FSV Mainz 05, a nova Arena, com capacidade para 34.034 pessoas sentadas, custou aos cofres públicos da cidade 65 milhões de euros (cerca de R$ 140 milhões), incluídas as obras de infra-estrutura no entorno do estádio. Para efeito de comparação, de todos os estádios que receberão jogos da Copa do Mundo de 2014, no Brasil, o projeto mais barato é o da reforma da Arena da Baixada, em Curitiba, de propriedade do Clube Atlético Paranaense, que tem custo previsto de R$ 220 milhões.
A Coface Arena é um estádio equipado com células fotoelétricas na cobertura das tribunas, que fornecem energia para o próprio estádio e ainda para 250 casas nos arredores. Além de estar apto a receber partidas da Série A da Bundesliga (primeira divisão do campeonato alemão) e da Liga Europa, a Coface Arena possui um centro de convenções com capacidade para 2 mil pessoas, com vista para o campo, assim como um restaurante para 200 pessoas, bares, fitness-center e terraço panorâmico.
“Graças a esta decisão que foi tomada há 4 anos, quando o time de Mainz ainda estava na 2ª divisão, a Coface pode alavancar o conhecimento de sua marca mundialmente, reforçando a sua presença internacional nos 66 países que opera”, declara Joel Paillot, presidente da Coface no Brasil.
A Coface patrocina a Coface Arena através do sistema de naming rights, onde uma empresa assume parte dos custos de construção e manutenção do estádio em troca de ter sua marca no nome da Arena. Este modelo é comum em estádios e ginásios de times profissionais de beisebol, futebol americano e basquete nos Estados Unidos, e tem sido adotado nos grandes estádios de futebol na Europa. No Brasil, o sistema de Naming Rights está sendo cogitado na construção de novos estádios para a Copa do Mundo, como o futuro estádio do Corinthians, em Itaquera (zona leste de São Paulo).
J.N.
Revista Apólice