Ultima atualização 08 de setembro

Multinacionais preocupam-se com riscos de expansão internacional

As empresas multinacionais estão preocupando-se cada vez mais com o nível de riscos que enfrentam à medida que expandem suas operações globalmente, com 68% afirmando que a complexidade dos problemas que enfrentam é cada vez maior para gerenciar, de acordo com um novo relatório da Marsh.
O relatório “Trends in Risk Management” (“Tendências no Gerenciamento de Riscos”), que contém entrevistas com gerentes de riscos e profissionais de finanças de empresas multinacionais de todo o mundo, mostra que 71% estão experimentando taxas de crescimento mais rápidas fora dos países onde se localizam suas sedes, com foco especial nos BRICs. China e Brasil foram os países de maior crescimento, juntamente com a Índia, Europa Central & do Leste e Rússia, também em destaque como regiões com alto crescimento.
Como resultado deste crescimento, a perspectiva de aumento do controle regulatório em muitos países continua sendo motivo de grande preocupação para muitas empresas, e isso tem impulsionado um maior foco em compliance (conformidade). Complementarmente, os gerentes de riscos estão revendo e modificando os programas corporativos para tomar medidas de proteção contra as perdas de propriedade intelectual, interrupções na cadeia de fornecimento, riscos de crédito, entre outras áreas em que o risco é crescente. “A estabilidade política e econômica no Brasil, combinada com várias outras oportunidades, levou a um crescimento significativo”, disse Eduardo Takahashi, diretor do Segmento Institutional da Marsh Brasil e responsável pelas grandes contas da empresa. Segundo ele, as empresas de outros países estão vendo oportunidades devido à próxima Copa do Mundo em 2014, aos Jogos Olímpicos de 2016, às descobertas de petróleo e de gás na camada Pré-Sal e aos grandes projetos de infraestrutura. “Da mesma forma, muitas empresas brasileiras estão procurando obter vantagens das oportunidades no exterior. Um dos principais desafios que este crescimento apresenta aos Gerentes de Riscos e de Seguros, tanto ao virem ao Brasil ou ao se expandirem no exterior, é a exposição a uma maior variedade de riscos”, afirmou.
A área Marsh Multinational Client Service foi a responsável pelo estudo e pesquisou 125 gerentes de riscos e de finanças em empresas multinacionais de todo o mundo. O relatório completo está disponível (em inglês) no link:
https://usa.marsh.com/Insights/FeaturedContent/MultinationalTrendsSurvey.aspx.

J.N.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock