Ultima atualização 17 de agosto

ANS quer que operadoras disponibilizem rede conveniada na internet

A ANS pretende criar uma norma para que as operadoras de plano de saúde disponibilizem na internet as suas redes assistenciais. Conforme nota divulgada nesta quarta-feira (17) pela Agência, o objetivo é “permitir que o beneficiário localize de forma mais fácil e ágil todos os prestadores de serviços de saúde do plano contratado” e “criar critérios para divulgação da rede de prestadores e garantir a atualização em tempo real das alterações realizadas”. De acordo com a proposta, os dados serão exibidos conforme o porte de cada operadora.
Por exemplo, as empresas com mais de 100 mil beneficiários deverão apresentar georreferenciamento por meio de imagens ou mapas que indiquem a localização espacial geográfica de cada prestador de serviço de saúde (mapeamento geográfico dinâmico). Já as operadoras com número de beneficiários entre 20 mil e 100 mil deverão adotar o georreferenciamento de mapas (mapeamento geográfico).
Por sua vez, as operadoras de com até 20 mil beneficiários deverão informar a rede credenciada na internet, permanentemente atualizada, não sendo obrigatório exibir o mapeamento geográfico ou mapeamento geográfico dinâmico.
A rede assistencial deverá ser exibida por cada plano de saúde, apresentando o nome comercial do plano, seu número de registro na ANS ou seu código de identificação no Sistema de Cadastro de Planos comercializados anteriormente a janeiro de 1999, data de vigência da Lei 9.656/98.
Em relação aos prestadores de serviços de saúde, a operadora deverá expor informações como: nome fantasia do estabelecimento (pessoa jurídica) ou nome do profissional (pessoa física); tipo de estabelecimento; especialidade(s) ou serviço(s) contratado(s) – de acordo com o contrato firmado – e endereço. Neste caso, os parâmetros sugeridos para que a informação seja disponibilizada são os seguintes: unidade da federação; município; bairro; logradouro; número; código de endereçamento postal ? CEP; e telefones. Para decidir se oficializará a proposta de Resolução Normativa, a ANS abrirá uma consulta pública no dia 24 de agosto. A população poderá opinar durante 30 dias, por meio de um formulário eletrônico disponível na página da ANS na internet. Serão aceitas sugestões de beneficiários, operadoras e prestadores de serviços de saúde.

Jamille Niero
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO