Ultima atualização 06 de julho

Caixa Seguros investe em atendimento psicológico

Tristeza e produtividade no trabalho não combinam. É o que mostra o estudo da Federação Mundial para Saúde Mental. De acordo com a pesquisa, mais de 60% das pessoas deprimidas afirmaram já ter se ausentado do trabalho e 80% tiveram a produtividade reduzida devido a crises de tristeza e desmotivação. Diante dessa realidade, o Grupo Caixa Seguros tem investido, desde o ano passado, no atendimento psicológico dos funcionários.
“Sabemos que algumas situações de estresse do dia a dia, dificuldades de relacionamento com a família ou no próprio trabalho podem desmotivar o funcionário e afetar negativamente sua produtividade”, afirma a superintendente de Recursos Humanos do Grupo, Denise Dantas. ?Por isso, trouxemos o atendimento psicológico para dentro da corporação, na tentativa de apoiar nossos funcionários e mostrar a eles que sempre há uma saída?, complementa.
Nos oito meses em que o serviço está disponível, mais de 90 empregados passaram pelo consultório, montado na própria empresa. “Confesso que não esperava uma procura tão rápida e intensa do serviço, principalmente por funcionar dentro da corporação”, afirma o psicólogo responsável pelo serviço, Roberto Silveira. Para ele, a explicação para a grande procura é evidente. “Os brasileiros estão deixando para trás os mitos de que psicólogo é coisa para louco e depressão é coisa para fraco e estão mais abertos a receber ajuda”.
Especialista em psicodrama, Silveira atua na Companhia com uma abordagem de psicoterapia breve e utiliza técnicas focadas no trauma do paciente. “Quando reaprendemos a lidar com a dor, tudo se torna mais claro e compreensível”, afirma o psicólogo. Na primeira fase do tratamento, o paciente passa por seis consultas semanais. Ao final do período, o funcionário é reavaliado e, se necessário, são marcadas novas sessões. “Em alguns casos, a terapia é tão expressiva, que modifica a forma de viver do paciente”, explica.

Pelo telefone

Os empregados e estagiários do Grupo também contam com outro aliado para ajudar a solucionar seus problemas. A companhia oferece o Programa de Assistência ao Empregado (PAE), uma central telefônica exclusiva para oferecer assistência psicológica, por meio de ligações gratuitas e sigilosas. O serviço, que funciona de segunda a sexta, das 8 às 20 horas, inclui ainda assistência jurídica e financeira e é extensivo aos dependentes legais dos empregados, como cônjuges e filhos de até 21 anos.

J.N.
Revista Apólice

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