Para aproveitar o amor pelo futebol de brasileiros país afora, a Caixa investiu num título de capitalização que repassa metade do valor ao time de coração do cliente. Lançado em março último, o produto tem apresentado resultado positivo estimulado pelas rivalidades regionais. O consumidor concorre a prêmios de até R$ 500 mil, além de ficar na torcida para o seu time ter um melhor desempenho nas vendas que o clube rival. “Além de ter um preço acessível, apenas R$ 6, o título estimula a competição entre as torcidas rivais. O cruzeirense não quer que o título do Atlético seja o mais vendido de Minas. O gremista não quer perder para o colorado. Isso vem acontecendo em todo o Brasil”, explica Maurício da Rocha, diretor da Caixa Capitalização.
O time que lidera as vendas do produto é o São Paulo. Os torcedores do Tricolor Paulista compraram 26% dos títulos comercializados até agora. O rival Palmeiras está na cola, com 21%. Vasco, Internacional e Bahia aparecem em seguida, com 15%, 5% e 4%, respectivamente.
Por estado
Dos cinco melhores colocados no ranking, o Vasco é o único que ainda não tem concorrente em seu estado. A torcida cruzmaltina comprou nada menos que 62% dos títulos vendidos no Rio de Janeiro. Em São Paulo, o Tricolor lidera com 45%, seguido pelo Palmeiras, com 33%. O Santos, cujos títulos começaram a ser vendidos em junho, aparece com 7%. Em território baiano, o Bahia vence o Ba-Vi com certa tranquilidade: 43% contra 32% do Vitória.
No Rio Grande do Sul, uma virada pode acontecer em breve. A torcida do Inter adquiriu 52% dos títulos no estado, contra 37% do Grêmio. Os títulos do Colorado, no entanto, começaram a ser vendidos no fim de março e os do Tricolor Gaúcho, no começo de maio. A mesma situação é observada em Minas Gerais, onde o Atlético lidera com 34%. O rival Cruzeiro vem logo atrás, com 31%. A reação da Raposa parece ser rápida. Em junho, os cruzeirenses compraram 42% dos títulos no estado, enquanto os atleticanos ficaram com 29%.
A.B.
Revista Apólice