Na última sexta-feira, 1º de julho, Banco do Brasil e Mapfre deram a largada para o início da sua atuação unificada. Com uma autorização prévia da Susep para operar, o Grupo formalizou a criação de duas holdings: BBMapfre (SH1) e MapfreBB (SH2). A primeira responderá pelos segmentos de pessoas, imobiliário e agrícola, cujo comando está nas mãos de Roberto Barroso. Já a holding SH2 desenvolverá atividades relacionadas a operações de seguros nos Ramos Elementares, incluindo veículos, industriais, seguros gerais e canais affinities. Esta será presidida por Marcos Eduardo Ferreira. As carteiras de previdência e capitalização estão fora do negócio, cuja duração é de 20 anos com possibilidade de renovação. Na última sexta-feira, o BB fez um aporte de R$ 300 milhões para igualar a perspectiva de ganho trazida ao valor presente.
Juntos, o Grupo Segurador Banco do Brasil e Mapfre torna-se o maior do País nos ramos em que opera com 15,6% de market share (27% mais que o segundo colocado) com arrecadação de R$ 8,6 bilhões em 2010. Conforme dados da Siscorp, a BB Mapfre é a líder no ranking de vida, com prêmios de R$ 1,4 bilhão no acumulado do ano até maio. Bradesco Seguros vem em seguida, com R$ 1,2 bilhão em prêmios no período e Itaú e Santander empatados com R$ 1 bilhão. Consolidando todos os segmentos, o novo grupo ocupa o segundo lugar no ranking brasileiro de seguros.
A consolidação das empresas na holding já aconteceu. O balanço do primeiro semestre será publicado com os resultados do grupo. Até maio deste ano, os prêmios já somavam R$ 3,8 bilhões. “Pretendemos crescer acima dos índices do mercado, ou seja, mais de 13% em 2011?, projetou Ferreira durante coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira, 05 de julho.
Segundo ele, o grupo espera que o volume de prêmios alcance os R$ 9,2 bilhões neste exercício. Um dos segmentos que ajudará a companhia a bater suas metas é o de grandes riscos levando em conta os eventos esportivos previstos para acontecer no País. O “novo gigante” nasce com mais de 4 mil colaboradores, 17 mil pontos de vendas e 25 milhões de clientes. “Trata-se de uma associação muito diferente que ampliará a geração de empregos. Serão contratados mais de mil profissionais até o término de 2011”, explicou Barroso, que complementou: “Isso acontecerá porque trata-se de uma união complementar, que gerará novas oportunidades de negócios e soluções personalizadas para os clientes”.
Uma das novidades é o Seguro Faturamento Agrícola, que contempla dupla proteção para clima e preço. Além disso, o grupo investirá em tecnologia e call center para dar uma assistência diferenciada aos clientes. Isso porque a companhia não quer que o consumidor sinta diferença no atendimento. O discurso do grupo é de que o cliente final contará com um Grupo mais forte, que poderá oferecer preços melhores, produtos inovadores e bom atendimento.
Distribuição
Marcos Eduardo Ferreira garantiu que embora a Mapfre opte por uma distribuição multicanal, não haverá diferença de preço e vantagens na comercialização via corretor e banco. “Todas as condições de produtos serão as mesmas nos multicanais”, reforçou ele. Além disso, canais alternativos, como affinities, serão utilizados como um diferencial competitivo.
Nova campanha
O Grupo BB Mapfre aproveitou a ocasião para lançar a sua nova campanha publicitária. A ação começa no próximo domingo, dia 10 de julho, para comunicar aos clientes o novo grupo segurador brasileiro. Intitulada “Bebês”, a campanha foca as pessoas no primeiro plano e também uma geração que pensa diferente.
Foto: Marcos Eduardo Ferreira e Roberto Barroso
Aline Bronzati
Revista Apólice