Começaram ontem as inscrições para a 5ª edição do Prêmio Allianz Seguros de Jornalismo. A novidade deste ano é a inserção de duas novas subcategorias de mídia on-line. Além disso, os jornalistas poderão inscrevem as suas matérias pelo site www.allianz.com.br, sem necessidade de realizar impressões e postagens pelo correio ou outros sistemas até o dia 16 de setembro.
Nas quatro edições do Prêmio Allianz Seguros de Jornalismo, foram inscritos cerca de 2.500 trabalhos. Somente no último concurso a seguradora recebeu 1.047 matérias de 67 cidades brasileiras provenientes das cinco regiões do País. A Revista Apólice, publicação editada pela Correcta Editora, ganhou nas últimas três edições consecutivas (2010, 2009 e 2008), sendo finalista em todos os anos da premiação com mais de uma matéria. Além disso, no primeiro ano, em 2007, Apólice conquistou o segundo lugar.
Para a versão 2011, podem concorrer matérias que tenham como temas “Seguros” e “Especial de Sustentabilidade – Mudanças Ambientais” publicados na imprensa brasileira entre 1º de outubro de 2010 e 16 de setembro de 2011, data em que se encerram as inscrições.
Ao todo, estarão em disputa três categorias em Mudanças Ambientais: Linguagem Escrita, Audiovisual e, pela primeira vez, a categoria Especial Comunicação Corporativa. Esta última abrange reportagens e artigos desenvolvidos em linguagem escrita – impressos e on-line – para os veículos internos das empresas, que abordem questões socioambientais entre os colaboradores. Será oferecida Menção Honrosa à empresa que publicar em seus meios internos a melhor matéria sobre Mudanças Ambientais dentre as cinco finalistas dessa categoria especial.
Nesta edição, o prêmio desvinculou da Categoria Linguagem Escrita as reportagens publicadas na web, criando para estas duas subcategorias próprias, com o mesmo valor de premiação das demais: R$ 15 mil para o primeiro colocado. Podem concorrer reportagens sobre Seguros e Mudanças Ambientais veiculadas em sites, portais, blogs, desde que cumpram as especificações do regulamento, sendo o principal pré-requisito a pluralidade de fontes.
Os interessados em participar em qualquer um dos temas, categorias e subcategorias só não podem enviar trabalhos que versem sobre uma única empresa, mesmo que essa seja a Allianz Seguros.
De acordo com o presidente da Allianz Seguros, Max Thiermann, o objetivo do concurso é valorizar os profissionais de imprensa que cobrem e promovem o setor de seguros no Brasil, esclarecendo seu funcionamento à população. Já no tema Sustentabilidade – Mudanças Ambientais, “a principal finalidade é premiar jornalistas que produzam reportagens que estimulem o debate e auxiliem no esclarecimento da sociedade sobre os impactos econômicos, políticos e sociais que estão acontecendo no meio ambiente, provocados pelo homem”, explica.
Processo de escolha
O Prêmio Allianz Seguros de Jornalismo conta com comissões de jurados independentes, divididas em duas instâncias. Cerca de 30 jurados indicarão os trabalhos finalistas e apontarão os vencedores. Os integrantes das comissões serão escolhidos entre profissionais seniores dos principais veículos de comunicação do país, pesquisadores, professores universitários e reconhecidos profissionais de entidades de classe. É importante ressaltar que não há qualquer interferência da Allianz Seguros no processo.
Veja abaixo os temas, categorias e subcategorias do Prêmio Allianz Seguros de Jornalismo:
Tema Seguros
Categoria Linguagem Escrita
-Subcategoria Mídia Impressa Nacional e Regional – 1º lugar: R$ 15 mil
Jornais e revistas
-Subcategoria Mídia Impressa Especializada em Seguros – 1º lugar: R$ 15 mil
Jornais e revistas especializados em seguros
-Subcategoria Mídia Impressa Especializada em Economia e Finanças – 1º lugar: R$ 15 mil
Jornais e revistas de Economia e Finanças
-Subcategoria Mídia On-line – 1º lugar: R$ 15 mil
Portais, sites e blogs
Tema Especial de Sustentabilidade – Mudanças Ambientais
Categoria Linguagem Escrita
-Subcategoria Mídia Impressa Nacional e Regional – 1º lugar: R$ 15 mil
Jornais e revistas
-Subcategoria Mídia On-line – 1º lugar: R$ 15 mil
Portais, sites e blogs
Categoria Linguagem Audiovisual
-Subcategoria Mídia Eletrônica – Telejornalismo – 1º lugar: R$ 15 mil
-Subcategoria Mídia Eletrônica – Radiojornalismo – 1º lugar: R$ 15 mil
Categoria Especial Comunicação Corporativa
-Subcategoria veículos internos (impressos e on-line) – 1º lugar: menção honrosa
Categoria Especial Veículo impresso: destinada aos jornais e revistas que mais destinaram espaço à publicação de matérias sobre o mercado segurador, exceto em veículos especializados em seguros
-Jornais – 1º lugar: menção honrosa
-Revistas – 1º lugar: menção honrosa
A.B.
Revista Apólice