Ultima atualização 15 de junho

Setor de gerenciamento de frotas crescerá 20%, estima Gristec

O mercado brasileiro de gerenciamento de frotas deve crescer 20% no exercício de 2011. A expectativa é da Gristec (Associação Brasileira das Empresas de Gerenciamento de Riscos e de Tecnologia de Monitoramento e Rastreamento). Segundo a Berg Insight, consultoria sueca focada em negócios inteligentes para a indústria de telecomunicações, o mercado de gerenciamento de frotas nas Américas do Norte e Latina, nos quais o transporte de carga desempenha papel fundamental para a economia local, continuará em ritmo de crescimento nos próximos anos, apesar de ter sofrido desaceleração temporariamente pela crise financeira.
Nas duas, respectivamente, existem aproximadamente 12,9 milhões e 19,9 milhões de veículos comerciais em operação. Somente no mercado latino-americano, cerca de 5,5 milhões dos veículos em uso são caminhões pesados e 14,4 milhões, veículos comerciais leves.
“O mercado latino-americano, em particular, passa por um período de amadurecimento na utilização de soluções de gerenciamento de frota. Em 2011, o segmento terá um crescimento saudável”, afirma Cyro Buonavoglia, presidente da Gristec. Porém, ainda há o problema da mão de obra desqualificada, sendo necessário o treinamento dos usuários sobre os processos incorporados aos veículos, que vão muito além dos recursos de segurança.
No mercado norte-americano, os sistemas instalados devem aumentar, a uma taxa composta de crescimento anual (CAGR, sigla em inglês para Compound Annual Growth), 12,6%: de 2,1 milhões de unidades em 2010 para 3,8 milhões de unidades em 2015. A participação do sistema na frota de veículos comerciais deve aumentar de 16,3% para 29,5% em 2015. Já na América Latina, o número de sistemas de gerenciamento de frotas em uso está projetado para crescer de 900 mil unidades em 2010, a uma taxa composta de crescimento anual de 20,6%, para 2,3 milhões de unidades em 2015. Nesta região, a participação do sistema nos veículos comerciais deve subir de 4,5% em 2010 para 11,6% em 2015.

Legenda do Gráfico:
Base instalada de milhões de unidades de gerenciamento de frotas (Américas 2010-2015)

A.B.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock