Ultima atualização 11 de abril

O setor de seguros e a economia digital

Vimos, em 2010, o maior crescimento do comércio eletrônico em toda a história do Brasil: surpreendentes 40% em relação ao ano anterior, atingindo a marca de 23 milhões de compras on-line, no valor médio de R$ 373 cada uma delas. Os setores que já inseriram seus negócios no mundo digital e todos nós que contribuímos com a evolução desse sistema esperávamos crescimento em torno de 25%, mas o índice quase dobrou.
Diversos fatores fizeram o ano de 2010 superar recordes no comércio eletrônico em nosso país. A Copa do Mundo impulsionou a compra de televisores; alguns, portáteis, foram destaques em anúncios na internet, para compras somente on-line. Também houve o amadurecimento de práticas que facilitam o comércio eletrônico, como o acesso a sites especializados em fornecer comparativos de preços, que estimulam a compra on-line, e indicam muitas vezes lojas na internet com preços mais baixos do que na loja física da mesma rede, pela economia do processo digital. Foi o ano ainda do surgimento dos sites de compras coletivas.
A Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico – Camara-e.net – é a maior entidade multisetorial da América Latina, agregando diversos segmentos da economia que se inserem nas práticas on-line. Entre diversos setores participantes, o de seguros é o de maior potencial.
Os corretores de seguros são grandes protagonistas da segurança nas transações eletrônicas. Esses profissionais lideram o processo de comercialização e emissão de certificados digitais no Brasil. São duas Autoridades Certificadoras – AC Sincor e AC Fenacor – e várias empresas corretoras de seguros que já atuam como Autoridades de Registro de certificados digitais, além de centenas delas em processo de credenciamento na ICP-Brasil.
Capacitar cidadãos e empresas para a prática de transações eletrônicas seguras é a missão da camara-e.net, e o corretor de seguros tem se mostrado um parceiro estratégico: ele está sempre próximo do cliente, de forma on-line ou presencial.
Além de o corretor fornecer certificados digitais como mais um item em sua carteira de produtos e serviços, é a partir dele que acontecerá o comércio eletrônico no setor de seguros. Esse avanço há muito tempo vem sendo cuidadosamente planejado para esses protagonistas da segurança no comércio eletrônico de bens e serviços.
A tecnologia permitiu aos corretores multiplicar os canais de comunicação com os clientes e às seguradoras possibilitou o aprimoramento do atendimento ao canal corretor. Nas compras on-line é muito importante a área de contato e esclarecimento de dúvidas. No caso de seguros, que exigem explicação mais técnica, o fechamento tem que ser feito por um profissional qualificado, e aí o corretor dispõe de uma clara vantagem competitiva. Só ele consegue unir qualificação profissional, dispersão geográfica, presença física junto ao cliente e conhecimento sobre o uso de documentos eletrônicos e assinaturas digitais nas transações online.

Manuel Matos é membro titular do Comitê Gestor de Infra-Estrutura de Chaves Públicas (ICP-Brasil) e é presidente da camara-e.net desde 2005

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO