Ultima atualização 29 de abril

Desburocratização é o maior desafio do microsseguro

Para o diretor executivo da Bradesco Vida e Previdência, Eugênio Velasques, é fundamental para a oferta de produtos focados para as classes C, D e E que a seguradora tenha grande capilaridade e invista em pesquisas para compreender essa população. Segundo Velasques, sem visão estratégica de médio e longo prazos, investir neste segmento pode aparentemente representar grandes riscos, mas trata-se de uma grande oportunidade, como foi enxergada pela diretoria executiva do Grupo Bradesco Seguros em 2003, com o lançamento do seguro popular Vida Segura Bradesco, e em 2010, com o Primeira Proteção Bradesco, produto com a filosofia e o conceito do microsseguro.
A apresentação de Velasques reuniu cerca de 50 pessoas representativas do setor, na última quarta-feira, 27 de abril, durante o Fórum Brasileiro de Seguros Populares & Microsseguros 2011, promovido pela International Quality & Productivity Center (IQPC). O executivo fez uma palestra sobre “Estratégias e Táticas para a implantação de Microsseguros e Seguros Populares.
Segundo Velasques , sem visão estratégica de médio e longo prazos, investir neste segmento pode aparentemente representar grandes riscos, mas trata-se de uma grande oportunidade, como foi enxergada pela diretoria executiva do Grupo Bradesco Seguros em 2003, com o lançamento do seguro popular Vida Segura Bradesco, e em 2010, com o Primeira Proteção Bradesco, primeiro produto brasileiro com a filosofia e o conceito do microsseguro.
Para o executivo, o conhecimento adquirido por mais de 80 pesquisas, que vêm sendo realizadas desde 2005, está balizando as ações da seguradora. Ele mostrou o mapa do bairro popular de Madureira, no Rio de Janeiro, onde foram levantados mais de nove centros comerciais e onde há carência por produtos de proteção. Levantamentos como esse, reforçou, facilitarão a inclusão do seguro na vida dos brasileiros. Além do bairro carioca, o Grupo também está mapeando bairros de grande concentração de população de baixa renda em todas as capitais brasileiras.
Velasques afirmou que o material coletado, por ser rico em análises sócio-econômicas, será disponibilizado futuramente para universidades. Segundo ele, o maior desafio futuro do microsseguro será a desburocratização do material de contratação de forma a permitir que, por orientação de corretores, pessoas dos próprios bairros periféricos possam executar a venda porta-a-porta. Como já ocorre hoje com produtos de beleza e cosméticos.
Na quinta-feira, Rodolfo Ern, superintendente-técnico da Bradesco Auto/RE, expôs a participação da seguradora no “Estou Seguro”, projeto de educação financeira implementado no Dona Marta, na Zona Sul do Rio de Janeiro, desenvolvido pela CNSeg e a Organização Internacional do Trabalho (OIT). Ern ressaltou que a experiência forneceu conhecimentos valiosos, especialmente com a comercialização do Bradesco Bilhete Residencial Estou Seguro, produto desenvolvido exclusivamente para os moradores da comunidade.

J.N.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock