Para o diretor executivo da Bradesco Vida e Previdência, Eugênio Velasques, é fundamental para a oferta de produtos focados para as classes C, D e E que a seguradora tenha grande capilaridade e invista em pesquisas para compreender essa população. Segundo Velasques, sem visão estratégica de médio e longo prazos, investir neste segmento pode aparentemente representar grandes riscos, mas trata-se de uma grande oportunidade, como foi enxergada pela diretoria executiva do Grupo Bradesco Seguros em 2003, com o lançamento do seguro popular Vida Segura Bradesco, e em 2010, com o Primeira Proteção Bradesco, produto com a filosofia e o conceito do microsseguro.
A apresentação de Velasques reuniu cerca de 50 pessoas representativas do setor, na última quarta-feira, 27 de abril, durante o Fórum Brasileiro de Seguros Populares & Microsseguros 2011, promovido pela International Quality & Productivity Center (IQPC). O executivo fez uma palestra sobre “Estratégias e Táticas para a implantação de Microsseguros e Seguros Populares.
Segundo Velasques , sem visão estratégica de médio e longo prazos, investir neste segmento pode aparentemente representar grandes riscos, mas trata-se de uma grande oportunidade, como foi enxergada pela diretoria executiva do Grupo Bradesco Seguros em 2003, com o lançamento do seguro popular Vida Segura Bradesco, e em 2010, com o Primeira Proteção Bradesco, primeiro produto brasileiro com a filosofia e o conceito do microsseguro.
Para o executivo, o conhecimento adquirido por mais de 80 pesquisas, que vêm sendo realizadas desde 2005, está balizando as ações da seguradora. Ele mostrou o mapa do bairro popular de Madureira, no Rio de Janeiro, onde foram levantados mais de nove centros comerciais e onde há carência por produtos de proteção. Levantamentos como esse, reforçou, facilitarão a inclusão do seguro na vida dos brasileiros. Além do bairro carioca, o Grupo também está mapeando bairros de grande concentração de população de baixa renda em todas as capitais brasileiras.
Velasques afirmou que o material coletado, por ser rico em análises sócio-econômicas, será disponibilizado futuramente para universidades. Segundo ele, o maior desafio futuro do microsseguro será a desburocratização do material de contratação de forma a permitir que, por orientação de corretores, pessoas dos próprios bairros periféricos possam executar a venda porta-a-porta. Como já ocorre hoje com produtos de beleza e cosméticos.
Na quinta-feira, Rodolfo Ern, superintendente-técnico da Bradesco Auto/RE, expôs a participação da seguradora no “Estou Seguro”, projeto de educação financeira implementado no Dona Marta, na Zona Sul do Rio de Janeiro, desenvolvido pela CNSeg e a Organização Internacional do Trabalho (OIT). Ern ressaltou que a experiência forneceu conhecimentos valiosos, especialmente com a comercialização do Bradesco Bilhete Residencial Estou Seguro, produto desenvolvido exclusivamente para os moradores da comunidade.
J.N.
Revista Apólice
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