Ultima atualização 04 de abril

Acesso à informação é um direito essencial

Desde que a assistência suplementar à saúde foi regulamentada em 1998, uma série de documentos passou a ser publicada com o intuito de orientar e, principalmente, normatizar todos os segmentos que compõem, atualmente, este mercado, com seus respectivos produtos e especificidades.
Entretanto, ao longo destes 12 anos o que era para ser uma legislação eficiente e de fácil entendimento para todos os atores, tornou-se uma verdadeira colcha de retalhos que, de tão grande, perde-se tanto tempo em procurar e compreender as normativas que envolvem um determinado assunto, quanto o tempo que uma tartaruga levaria para dar a volta ao mundo.
Nas grandes e médias operadoras, muitas consultorias, assessorias e especialistas são contratados somente para destrinchar o emaranhado de leis, resoluções, instruções e tantos outros documentos que, a cada dia, são publicados no Diário Oficial da União. Já, para a grande maioria das pequenas empresas, com até 20 mil beneficiários, que atuam com planos médicos, hospitalares e odontológicos, e que representam cerca de 75% de todas as operadoras brasileiras, o entendimento acerca da regulamentação é praticamente impossível. Pior ainda para as exclusivamente odontológicas de pequeno porte que somam 87% do mercado e localizadas longe dos grandes centros urbanos onde não há prestador de serviço especializado para este tipo de abordagem jurídica.
O Sinog há tempos vem pleiteando junto à Agência Nacional de Saúde Suplementar uma ferramenta em seu portal que pudesse descomplicar esta tarefa, ajudando não só a quem trabalha com as operadoras de saúde, mas, também, dando a oportunidade ao público leigo de entender a intrínseca legislação que regula os planos. No Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, a ANS lançou seu novo portal corporativo com um layout mais dinâmico e melhor navegabilidade, resultado de um trabalho iniciado em 2009 e desenvolvido por diversos setores da Agência, tendo como foco principal o consumidor usuário de planos de saúde.
Embora ainda necessite de alguns ajustes quanto ao leque de informações que anteriormente estavam disponíveis no antigo portal, a iniciativa da ANS merece reconhecimento por parte da sociedade, porque mostrou que é possível atender a uma demanda crescente por informações acerca da regulamentação, tanto pelos beneficiários consumidores como pelas operadoras, utilizando-se de um dos canais de atendimento mais requisitados atualmente na era digital.
Vale lembrar que o processo iniciado pela Agência Reguladora deve ser contínuo e permanente, e que leve em consideração as necessidades de todos os públicos. Se entender uma lei já é difícil, o que dizer de uma legislação complexa e alterada constantemente como essa que, agora, passará a ser melhor interpretada com o auxílio do novo portal.

Carlos Roberto Squillaci é presidente do Sinog – Sindicato Nacional das Empresas de Odontologia de Grupo

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock